Em sua 13° edição, o Bejo a Campo acontece todos os anos na
terceira semana de agosto, e neste ano não foi diferente. Realizado do dia 20 a
22 de agosto, em Bragança Paulista (SP), o evento apresentou para produtores,
agrônomos e técnicos da área suas novidades em hortifruti. O Bejo a Campo
contou com um público de aproximadamente oitocentas pessoas do Brasil inteiro.
Larissa Zago, coordenadora de marketing da Bejo Sementes,
conta que “é um prazer e uma tradição trazer os produtores para a Bejo. Além de
recebê-los, o mais importante é poder apresentar nosso catálogo vivo em condições
reais de cultivo e mostrar todas as linhas de produtos da Bejo; é muito bom ter
esse contato direto com produtor”, comenta Larissa Zago.
As
novidades
Além das que já foram lançadas no ano passado, o Bejo a
Campo 2019 apresentou novidades em alfaces, algumas ainda em fase de
desenvolvimento, como americanas e crespas para o campo aberto.
As cebolas também foram destaque. Há 20 anos a Bejo, que é
líder mundial em cebolas, vem desenvolvendo cebolas de dias curtos no Brasil, desenvolvidas
especialmente para o país, a empresa já soma sete materiais comerciais que
estão conquistando o mercado brasileiro.
A Bejo vem desenvolvendo forte trabalho no Nordeste, com ensaios
de cultivares de cebolas, entre elas: Hacienda, Reforma, Raider, além da cebola
roxa, Red Sensation. Também tem em seu portfólio a cebola Maragogi, muito
precoce, adaptada para a região de Monte Alto/SP e cebola Alvara, que têm mais
facilidade em se adaptar em várias regiões do Brasil, sob condições climáticas
adversas.
As cenouras também tiveram seu espaço no campo: “A cenoura
Natuna, que veio para dominar o mercado de inverno, é o carro-chefe hoje nesse
segmento. Na oportunidade, também apresentamos todo o nosso programa tropical
de cenouras, que vem muito forte, com foco na Tripoli, que é o nosso primeiro
híbrido de verão e uma grande aposta no mercado”, conta Paulo Christians,
diretor da Bejo Brasil.
A Bejo está sempre buscando o desenvolvimento de novas
soluções, e por isso está trabalhando para uma grande revolução em rabanetes.
Em 2020 acredita-se que um dos focos do evento será o lançamento do novo
programa de rabanetes.
Sementes
orgânicas
Desde o princípio a Bejo é, também para o produtor orgânico,
um importante fornecedor, com garantia de qualidade, pois os mesmos padrões de
qualidade das sementes convencionais estão em suas sementes orgânicas.
“A semente orgânica, durante todo seu processo de produção,
foi conduzida no manejo orgânico, certificado, obedecendo a toda a legislação. Portanto,
durante seu processo de produção, não recebeu nenhum tratamento não aprovado no
manejo orgânico e nem no beneficiamento, que é a classificação, limpeza e
embalagem. Todos os processos a que essas sementes são submetidas são aprovadas
no manejo orgânico”, explica o diretor da Bejo Brasil.
A Bejo, hoje, tem mais de 120 cultivares de mais de 20
culturas diferentes, e no Brasil ela possui as primeiras variedades certificadas
com o selo brasileiro da produção orgânica, disponíveis na loja virtual disponível
em seu site www.bejo.com.br. Na loja o produtor profissional orgânico de
hortaliças encontra sementes orgânicas e também sem tratamento químico.
As sementes sem tratamento químico da Bejo, destinadas ao
cliente orgânico, são muito especiais e são submetidas exclusivamente a
tratamentos físicos. “Na Bejo substituímos tratamentos químicos não autorizados
na produção orgânica, por outros físicos aprovados, para garantir a mesma
qualidade de toda e qualquer semente Bejo”, conta Paulo, diretor da Bejo.
Parceiros
2019
O campo demonstrativo foi dividido em estações, e dentro de
cada uma delas havia subestações dos parceiros Bejo: Ihara, Agrolord, Yara,
Sumitomo, STA Máquinas, Incotec, Vitasoil, Adama e Aqua do Brasil.
Ihara
Há 11 anos a Ihara
participa do Bejo a Campo, apresentando para os produtores, produtos essenciais
para a horticultura.
Roberto Reis, administrador técnico de vendas, conta sobre
os produtos apresentados aos produtores no evento. “Pensando em tempos de
rastreabilidade, trouxemos produtos registrados para a cultura de hortifrúti
com o Eco-Shot, que é um fungicida biológico, Eleitto, que é um inseticida pra
multipragas, e Totalit, fungicida para requeima e míldio”, conta Roberto.
Agrolord
A Agrolord empresa atua no segmento de plasticultura há
cinco anos, com vários produtos, entre eles, filmes para estufas, Ecolon para
cobertura de solos, silo bolsa para grãos, slab para cultivo e Green Wrap para
feno.
Pela segunda vez consecutiva o Agrolord participa do Bejo a
Campo. Ricardo Toshiharu, engenheiro agrônomo, diz que demonstrou no campo o
filme de cobertura de solo Dupla Face Ecolon, que proporciona vários
benefícios, como controle do mato, manutenção da temperatura e umidade do solo.
“Queremos ajudar o produtor no dia-a-dia, pois sabemos das dificuldades
enfrentadas no campo com clima e mão de obra. Esse filme realmente proporciona
benefícios para superar essas dificuldades”, explica Ricardo.
Yara
Fundada
em 1905, a Yara é considerada, hoje, líder mundial em nutrição de plantas. No
Brasil, possui sede em Porto Alegre (SC) e escritório em São Paulo e Paulínia
(SP), cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes
próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola.
Bruno
Dittrich, engenheiro agronômico da Yara Brasil, conta que os produtos
apresentados no Bejo a Campo incluem tratamento para hortaliças, como Yara
Basa. “É um produto específico para plantio, com todos os nutrientes no mesmo
grânulo. Também apresentamos um produto para cobertura, que é o da linha
NKálcio, que garante qualidade da folha e qualidade visual, essencial para
comercializar hortaliças, e toda a linha de fertilizantes foliares, seja para
nutrição ou para estímulo anti-estresse, estímulos fisiológicos para a planta”,
explica Bruno.
Sumitomo Chemical
Lucas Martinez,
representante técnico de vendas, falou sobre as tecnologias apresentadas.
“Estamos trazendo algumas ferramentas de controle biológico de excelência. Em
nossa estação utilizamos materiais da Bejo de brássicas, como repolho e
couve-flor, e recomendamos e aplicamos um manejo mirando o controle de uma
praga de difícil controle, que é a traça-das-crucíferas. As ferramentas XenTari
e DiPel apresentam excelente eficiência neste alvo e em todo o complexo de
lagartas das brássicas. Como solução apresentamos XenTari e DiPel tendo performance
superior no manejo integrado de pragas, podendo ser utilizados em lavouras
convencionais e orgânicas” explica Lucas.
STA
Máquinas
Victor Hugo, representante comercial da linha de HF, falou
sobre as máquinas que foram demonstradas no campo da Bejo. “Levamos a
transplantadeira Ferrari, rotocanteirador Forigo e Stanhay, que é uma
plantadeira de precisão, e a Panon Gab, uma plantadeira também de precisão,
porém, para o pequeno produtor. O custo-benefício das máquinas que a STA é a
durabilidade – são máquinas muito mais resistentes, com uma tecnologia avançada
em precisão, preparo de solo, plantio, rendimento e produção”, conta Victor.
Incotec
A
Incotec é uma empresa especialista em tecnologias para sementes, com atuação no
Brasil há 20 anos. O objetivo da empresa é prover soluções para os mercados de
sementes de grandes culturas e hortaliças, de maneira a contribuir para o
desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Pelo segundo ano, a Incotec
participa do Bejo a Campo, e levou para os produtores as mais inovadoras
tecnologias.
Cristiane
Alves, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na Incotec, destacou, entre
os produtos: “o Cenokote, nossa incrustação para sementes de cenoura que
melhora a distribuição no semeio e elimina a necessidade de raleio; e também o
TopKote Thremocure 3.5 mm, uma combinação de pré-germinação e pelete para
sementes de alface, que permite otimizar a mão de obra no semeio e melhorar o
vigor e uniformidade das mudas. Na oportunidade, mostramos aos produtores os
benefícios de se utilizar sementes recobertas e os efeitos da pré-germinação
nas culturas abordadas”, conta Cristiane.
Vesica
Vesica é focada na tecnologia
Vitasoil, que está no Brasil há cinco anos e comercialmente há dois, mas já
utilizado em outros países há mais de uma década, como nos Estados Unidos.
João Paulo Costa, desenvolvimento
técnico Brasil da empresa Vesica, explica que “Vitasoil é uma tecnologia única,
de fácil utilização com respostas rápidas e exponenciais para qualquer cultivo
pois atua nos microrganismos já existentes no solo e nas plantas. Trabalhamos
proporcionando o equilíbrio microbiológico do ambiente de produção, solo x
planta, tornando as plantas menos suscetíveis aos diversos estresses (bióticos
e abióticos). Colocar estes bilhões de aliados ao nosso favor é a nova
revolução da agricultura pois possibilita ao produtor dividir as tarefas
inerentes ao cultivo, otimizando o uso dos fertilizantes, corretivos,
defensivos, biológicos e explora muito mais o verdadeiro potencial genético das
plantas”, explica João Paulo.
Adama
A
Adama Brasil, uma das maiores empresas de proteção de cultivos no mundo, apresentou
produto inovador no evento.
Norberto
Luiz Oliveira Neto, responsável pelo desenvolvimento de mercado da Adama
Brasil, discorreu sobre a solução inovadora apresentada no Bejo a Campo.
“Apresentamos o Nimitz, o primeiro nematicida verdadeiro do mercado, um produto
específico para o controle de fitonematoides que proporciona alta segurança,
tanto para o homem quanto para o meio ambiente, e uma alta eficiência de
controle”, explica Norberto.
De
olho nas novidades
O produtor de alface do Pinhalzinho (SP), Pedro Junior, produz em média 30 mil pés de alface por semana. O mesmo esteve no Bejo a Campo para conferir as novidades apresentadas para a cultura. “Há cinco anos venho ao evento e cada vez levo para casa uma novidade. Neste ano a novidade na cultura da alface foi de grande importância, uma solicitação dos produtores de alface. Fomos atendidos e no ano que vem estaremos aqui novamente em busca de garantir maior produtividade em nossas plantações”, conta Pedro. Bruno Nakati é produtor de todas as culturas de folhagem no processo de hidroponia. Sua produção está localizada em Ibiúna (SP) e ficou muito satisfeito com o 13° Bejo a Campo. “Há quatro anos comparecemos no evento em busca de novidades e a Bejo sempre está lançando um produto novo. Sempre testamos esses produtos e por isso hoje utilizamos em nossa produção as sementes da Bejo”, conta o produtor.