A decoração com plantas ornamentais em casas e apartamentos é cada vez mais comum. Elas adicionam beleza, cor e perfume aos ambientes, tornando cada cantinho mais vivo e acolhedor.
Para quem possui pets em casa, o cultivo deve ser cuidadoso: plantas tóxicas para cães e gatos podem acarretar diversos problemas e até levá-los à morte. Mais do que ficar de olho, é importante garantir que essas espécies estejam fora do alcance dos animais, evitando a ingestão.
Conheça 21 espécies de plantas tóxicas para cães e gatos, e quais podem ser cultivadas tranquilamente em casa, na companhia dos peludos! 🐶🌺
1. Comigo-ninguém-pode
A beleza das folhagens e a crença popular de que a planta traz proteção ao lar são fatores que fazem a Comigo-ninguém-pode (Diffenbachia) ser facilmente encontrada nos lares brasileiros.
O que muitos não sabem é que ela é a campeã quando o assunto é plantas tóxicas para cães e gatos. Seus mecanismos de toxicidade são múltiplos e as substâncias encontradas na planta, como o oxalato de cálcio, irritam as mucosas de animais e humanos.
2. Copo-de-Leite
O conhecidíssimo Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica) possui o mesmo mecanismo de toxicidade que a Comigo-ninguém-pode, e igual princípio ativo, o oxalato de cálcio. Quando ingerida por animais, pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.glote.
3. Avenca
A Avenca (Adiantum capillus-veneris) não é nativa do Brasil, no entanto, é muito conhecida por aqui. Além de ser uma planta ornamental, possui propriedades medicinais e é cultivada também por espantar mau-olhado.
Infelizmente, é uma planta tóxica para cães e gatos e a ingestão de suas partes — principalmente na fase de brotos — pode causar câncer nos pets.
4. Antúrio
Mais uma das queridinhas em lares brasileiros, a formosa Anthurium spp é uma planta tóxica para animais por possuir oxalato de cálcio, princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais, em todas as suas partes.
Os principais sintomas de intoxicação pela planta são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, queimação, vômitos e diarreia.
Veja o nosso vídeo sobre plantas tóxicas para pets:
5. Azaleia
Considerada um símbolo da cidade de São Paulo, a Azalea sp é encontrada facilmente em casas e apartamentos como planta ornamental. Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos por até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas nos animais.
6. Coroa-de-Cristo
Muito encontrada em jardins e calçadas, a Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii) é um arbusto espinhoso que possui o látex irritante como substância tóxica. Ao entrar em contato com o pet, pode causar reações inflamatórias, como inchaço, dor e vermelhidão.
7. Bico-de-papagaio
Assim como a Coroa-de-Cristo, o Bico-de-papagaio (Uphorbia pulcherrima) é uma planta venenosa, pois possui uma seiva leitosa tóxica, o famoso látex irritante. Em contato com a pele dos animais, pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão geralmente provoca vômitos e gastroenterite em gatos e cachorros.
8. Espirradeira
Muito utilizada como ornamento em jardins, a Espirradeira (Nerium oleander) contém substâncias tóxicas em todas as partes. Esses princípios ativos podem causar vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, arritmias, coma e morte em humanos e animais domésticos. Os sintomas de intoxicação pela planta podem ser observados de 1 a 24 horas após a ingestão.
9. Espada-de-são-jorge
Uma das recordistas nos lares brasileiros, seja pela bela ornamentação que oferece ou pela crença popular de que traz prosperidade, a Sansevieria trifasciata possui substâncias altamente tóxicas.
Dificuldade de movimentação e de respiração, devido à irritação da mucosa e salivação intensa, são apenas alguns dos males que a ingestão da planta pode causar aos animais.
10. Lírio e Lírio-da-paz
Outra planta venenosa para animais muito encontrada nas casas brasileiras são os Lírios e os Lírios-da-paz. Todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas.
A ingestão pode causar irritação oral, ocular e nas mucosas, assim como dificuldade de engolir e, em casos mais graves, problemas respiratórios. Ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação, alterações nas funções renal e neurológica dos pets.
11. Fumo-bravo
Com altos níveis de toxicidade, o Fumo-bravo (Solanum mauritianum) tem como principal composto a solasodina — presente em toda planta, mas mais concentrada nos frutos. A ingestão da planta pode causar inflamação do duodeno (parte inicial do intestino delgado), gastrite, náuseas, diarreia, elevação das enzimas hepáticas, sintomas neurológicos e vômitos em cães e gatos.
12. Tomate verde
A substância tóxica do tomate (Solanum lycopersicum) é chamada de tomatina. Ela é encontrada em altas concentrações nas folhas e frutos verdes, mas se transforma em substância inerte nos frutos maduros. A ingestão pode causar arritmias cardíacas, salivação abundante, dificuldade de respirar, vômitos e diarreia.
13. Violeta
As sementes e o caule da Violeta (Viola odorata) são altamente tóxicos, com princípios ativos como violinha, ácido tânico e salicílico. A ingestão dessa planta tóxica para animais domésticos pode causar gastrites severas, depressão circulatória e respiratória, vômitos e diarreia.
14. Mamona
A Mamona (Ricinus communis) tem a ricina como princípio ativo tóxico, presente nas sementes da planta. Os sintomas da intoxicação acontecem no sistema nervoso e podem ser observados aproximadamente após 24 horas da ingestão.
O animal pode apresentar diarreia, produção excessiva de saliva, sensibilidade abdominal, cólicas, sangue nas fezes, vômito, hipertermia e desidratação. A intoxicação em animais ocorre frequentemente por ingestão de óleo de rícino, torta de mamona, ou resíduos da planta muitas vezes usados como adubo.
15. Rosa do Deserto
A Rosa do Deserto (Adenium obesum) é originária da África, mas ganhou espaço em diversos cantinhos de quem aprecia lindas plantas. Usada há séculos como veneno em lanças e flechas, a preparação tóxica era feita pela fervura da seiva da planta por 12 horas, retirando todo o extrato e deixando o líquido evaporar.
A viscosidade que resulta dessa fervura é um veneno concentrado, muito usado antigamente por tribos africanas para matar animais de grande porte. A planta possui uma substância química chamada ouabaína que, em doses elevadas, provoca insuficiência respiratória quase imediatamente.
Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômitos, diarreia, arritmia cardíaca, insuficiência respiratória, anorexia e depressão. Em grandes quantidades, pode levar à morte.
16. Sagu-de-jardim
O Sagu-de-jardim (Cycas revoluta), também conhecido popularmente como cica e palmeira-sagu, é bastante utilizado no paisagismo de jardins e quintais. Considerada uma planta tóxica e venenosa para animais, todas suas partes contêm toxinas, das sementes às raízes.
Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômito, diarreia e dor abdominal, além de graves sinais hepáticos e neurológicos. Esses indícios aparecem aproximadamente depois de 12 horas da ingestão e, mesmo com atendimento veterinário imediato, o pet pode não sobreviver.
17. Manacá-de-jardim
Superatrativas visualmente, as flores roxas do Manacá-de-jardim (Brunfelsia uniflora) se tornam brancas com o decorrer do tempo e exalam um ótimo perfume, chamando a atenção dos pets. A planta, considerada um arbusto, tem origem brasileira e pode chegar a até 3 metros.
Infelizmente, a planta é altamente tóxica. Os principais sintomas de intoxicação em animais é salivação excessiva, vômitos, engasgos, tosses, falta de coordenação, letargia, tremores musculares e convulsões.
18. Jiboia
Planta muito encontrada em casas e apartamentos, a Jiboia (Epipremnum pinnatum), também conhecida por Era-do-diabo e Jiboia-verde, tem todas as partes tóxicas, por possuir o oxalato de cálcio como princípio ativo.
Quando ingerida por pets, pode causar diversas reações, como inchaço das mucosas orais e de outras partes do trato gastrointestinal.
19. Costela-de-adão
Com folhas verdes e vistosas, a Costela-de-adão (Monstera deliciosa) é bastante usada no paisagismo de jardins e também para ornamentar ambientes. A planta produz flores perfumadas e frutos comestíveis, porém suas folhas são tóxicas e não devem ser ingeridas.
Os principais sintomas de intoxicação pela planta são irritação e edema nas mucosas, salivação excessiva, asfixia, vômitos, coceira intensa, queimação, paralisia da língua e, se em contato com os olhos, pode lesionar a córnea.
20. Tulipa
As Tulipas possuem cores e formatos variados, atraindo a curiosidade dos pets. Porém, possuem veneno concentrado nos bulbos das flores, que quando ingerido, pode causar reações tóxicas leves a moderadas, principalmente em gatos.
Irritação na boca e garganta, salivação excessiva, vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, perda de apetite e convulsões são alguns dos principais sintomas de intoxicação pela planta.
21. Hortênsia
Originária do Japão, a Hortênsia (Hydrangea macrophylla) tem um grande apelo visual, com flores grandes e coloridas, sendo utilizada para a ornamentação de diversos ambientes.
A planta é tóxica, sendo o principal responsável o glicosídeo, princípio ativo que se transforma em cianeto — um veneno muito forte — quando chega ao estômago.
Alguns dos sintomas de intoxicação por Hortênsia são diarreia, vômitos e dores abdominais. Se ingeridas em grandes quantidades, pode afetar o sistema nervoso, levando a problemas de habilidades motoras, como a falta de coordenação.
As plantas tóxicas para cães e gatos devem se manter fora do alcance dos pets. Caso apresentem algum dos sintomas descritos acima, é importante levá-los a uma consulta com um veterinário de confiança e informar as espécies de plantas que possui em casa. Dessa forma, ele poderá identificar facilmente qual pode ser a causa da intoxicação.
Plantas não-tóxicas para cães e gatos
Agora que você sabe quais plantas podem fazer muito mal aos seus companheiros de quatro patas, que tal conhecer as espécies seguras para ter em casa? São elas:
- Bromélia
- Orquídea
- Camomila
- Capim-limão
- Alecrim
- Lavanda
- Girassol
- Tomilho
- Bambu
- Erva-do-gato
- Hortelã
- Manjerona
- Suculenta zebra
Viu só? Existem diversas plantas pet friendly para você decorar seus cantinhos sem se preocupar! Até porque, plantas e animais são uma dupla infalível, não é mesmo? Ambos melhoram, e muito, a vida de quem os tem por perto!
Assine gratuitamente nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, conteúdos semanais sobre plantas, jardinagem e decoração. É só preencher o formulário abaixo!