4 PRÁTICAS PARA GARANTIR A PRODUTIVIDADE NO CULTIVO DE RÚCULA HIDROPÔNICA

Atualmente a rúcula é uma das hortaliças mais apreciadas na mesa dos brasileiros, mas nem sempre foi assim. Até a alguns anos atrás, era uma hortaliça pouco procurada no mercado, pois o cultivo em solo era conduzido por até 50 dias, o que resultava em folhas amargas e fibrosas, um alimento ‘difícil de consumir. 

Com a chegada do cultivo hidropônico, a hortaliça foi redescoberta pelos culinaristas. A rúcula hidropônica atinge o ponto comercial em cerca de 30 dias, com sabor mais suave e textura macia. De acordo com a Revista Campo e Negócio, é seguro afirmar que, atualmente, o crescimento do consumo e da produção supera a alface. 

No entanto, para garantir a produtividade e sanidade da planta, o horticultor precisa garantir alguns pontos-chave em sua produção. Conversamos com Cristhofer Cruz, CTV Sul na ISLA Sementes, sobre algumas práticas essenciais na produção de rúcula hidropônica: 

1) LIMPEZA DO SISTEMA A CADA NOVO CICLO

A limpeza total do sistema hidropônico a cada ciclo de produção diminui drasticamente a proliferação de Pythium, causador de podridão de raiz e tombamento de plântulas. As formas de limpar as calhas hidropônicas são diversas, alguns produtores optam pelo auxílio de ferramentas como esponjas, telas e arames, podendo contar com o auxílio de produtos a base de cloro ou outras soluções químicas. Confira abaixo um vídeo produzido pela equipe da Ramos Hidropônicos que apresenta diversas formas de limpeza do sistema de hidroponia:

2) RETIRADA DE ALGAS

A presença desses organismos afeta diretamente o Ph da solução de nutrição das plântulas, influenciando seu desenvolvimento. Uma das melhores soluções para evitar a proliferação de algas no sistema hidropônico, além da limpeza constante das calhas, é evitar o contato da solução hidropônica com a luz solar.

3) LIMPEZA DO CHÃO DAS BANCADAS

A manutenção constante da limpeza do chão das bancadas, promovendo a retirada de restos e resíduos da cultura é essencial para diminuir a presença de insetos como tripes, que causam sérios danos à produção

4) ESCOLHA DA VARIEDADE CORRETA

A escolha da genética ideal para o cultivo hidropônico é de muita importância. A Rúcula Donatella (Folha Larga) da ISLA Sementes possui excelente desenvolvimento aéreo, baixo índice de descarte, boa coloração e excelente rendimento na colheita. A variedade ainda apresenta considerável resistência pós-colheita nos primeiros dias, não apresentando folhas amarelas. 

Confira a seguir imagens da produção hidropônica de Rúcula Donatella do horticultor Madson, de Guarapava – Paraná. 

Produção de mudas de Rúcula em esponja fenólica, material que não libera impurezas na solução nutricional, auxiliando a manutenção da limpeza interna das calhas.
rúcula donatella em desenvolvimentorúcula donatella em desenvolvimento
Rúcula Donatella  já com alguns dias de desenvolvimento no sistema hidropônico
estufa hidroponia rucula donatellaestufa hidroponia rucula donatella
Rúcula Donatella com 28 dias, pronta para colheita
rucula donatella em hidroponiarucula donatella em hidroponia
Sanidade do enraizamento da Rúcula Donatella em sistema hidropônico

A ISLA disponibiliza as sementes da Rúcula Donatella em embalagens na linha Super (5g), pacotes longa vida de 50, 100 e 500g. A variedade também está disponível peletizada, em pacotes com 1000 sementes. Clique aqui para conferir mais informações sobre a Donatella e faça seu pedido através do whatsapp 51 9133-4236 ou 0800-7095050. 

Fonte: https://www.revistahidroponia.com.br