Colher um legume fresquinho e direto do pé não deve mais ser uma exclusividade para sítios e fazendas: é perfeitamente possível ter uma pequena horta em casa ou apartamento. Muitas pessoas já descobriram os benefícios e facilidades de plantar legumes e verduras em casa, tendo em mãos sua própria fonte de temperos e comida saudável, sem agrotóxicos.
Mais do que a praticidade de colher o alimento em casa, cultivar hortaliças em casa é um grande incentivo cotidiano para uma alimentação mais rica em nutrientes. Dessa forma, é possível manter a dieta em dia e ajudar as crianças a aprender mais sobre plantar e colher seu próprio alimento.
Dicas práticas de como cultivar hortaliças em pequenos espaços
Saiba onde plantar
Tudo depende do espaço disponível. Casas com quintal e jardim possuem mais facilidades, já que é possível plantar diretamente na terra, com maior variedade de produtos e quantidade. Mas não ter quintal não é motivo para ficar desmotivado: mesmo em apartamentos é possível cultivar produtos, mas em uma escala menor.
O mais importante é saber o horário que a luz direta do sol incidirá sobre a horta. Apartamentos e casas que recebem sol o tempo todo podem ter uma maior variedade de alimentos, mas se houver pouca luz, é possível plantar espécies capazes de se adaptar a esta situação — em especial as ervas e temperos.
Identifique o melhor método
Tudo depende do espaço disponível: em locais com menor espaço, é viável plantar em vasos (veja 3 dicas de como preparar a terra para horta em vasos), caixas de madeira, floreiras e embalagens recicladas — que devem ser dispostas de acordo com o local e a recepção solar. Em espaços realmente muito pequenos, o mais indicado são as hortas verticais, que aproveitam o espaço das paredes.
Entenda o que é possível plantar
Nem todas as hortaliças podem ser cultivadas em pequenos espaços, mas é possível criar uma boa variedade. O mais importante é fazer as escolhas que são mais práticas, que agradam mais o seu gosto e que se adéquam ao ambiente em que estarão.
Dentre as mais cultivadas estão a hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, orégano, tomilho, alface, couve, brócolis, espinafre, agrião, repolho, tomatinho cereja, cenoura, beterraba, rabanete, morango, abóbora, abobrinha, pepino, batata, acelga, vagem, pepino, pimentão, pimenta, morango e abacaxi.
Não esqueça de regar
Para regar sua plantação, é preciso usar o método tradicional de um regador, sempre em horários em que o sol não esteja forte para não evaporar a água mais rapidamente. Cada espécie tem sua quantidade ideal e prazo para ser regada, com mais ou menos água.
Saiba a diferença entre mudas e sementes
O plantio de sementes é mais demorado, enquanto as mudas já iniciaram seu desenvolvimento e precisam apenas ser plantadas com resultados mais rápidos.
Imagem: Anna-Ok / iStock / Getty Images Plus