Ter plantas em casa é sem dúvidas algo benéfico e que faz toda a diferença não só na decoração, mas também no humor e até mesmo na saúde das pessoas que convivem no ambiente.
São muitos os benefícios terapêuticos de estar rodeada(o) de plantinhas, mas nem todo mundo consegue cultivar com facilidade. Na grande maioria dos casos essas pessoas acabam optando por suculentas e cactos, que são plantas de fácil cultivo e as mais indicadas para as pessoas que não possuem o chamado “dedo-verde”.
Mas se você pensa que o cultivo facilitado está relacionado somente à espécies mais resistentes, continue a leitura! Neste artigo apresentamos flores e frutíferas que conseguem se desenvolver bem e exigem pouca manutenção.
1. Madressilva
Essa espécie é uma trepadeira de fácil cultivo, que não é exigente em relação ao solo, só demandando que ele seja bem drenado. As flores da madressilva nascem brancas e envelhecem amarelas, perfumando o ambiente onde estão.
É considerada invasora por muitas pessoas, já que se desenvolve com muita facilidade e geralmente é utilizada para cobrir muros, pergolados e treliças.
Os cuidados são simples:
2. Dália
O cultivo das dálias também é bem simples. Elas são plantas de clima quente e precisam de luz abundante, porém, se ficam expostas a sol pleno, as folhas são queimadas pelo sol. Preferem um solo sempre úmido, mas as regas podem ser moderadas, sem encharcar.
Temos um conteúdo exclusivo sobre o cultivo das dálias aqui no blog. Você pode conferi-lo clicando aqui.
3. Mirtilo
O mirtilo é uma planta do tipo arbusto e se adapta muito bem a climas temperados e solos semi-arenosos. De porte pequeno e fácil manuseio, essa planta necessita de solos mais leves, com alto teor de matéria orgânica e sem encharcamento excessivo.
Os frutos do mirtilo apresentam coloração azul arroxeada quando maduros. Possuem um sabor doce-ácido e são muito utilizados na elaboração de sucos, geleias e sobremesas.
Clique aqui e aprenda a cultivá-lo em casa!
4. Lilases
A Syringa conhecida popularmente como lilases é cultivada pela sua fragrância, pois possui um cheiro inconfundível. Ela cresce com bastante facilidade, desde que receba regas frequentes e o solo seja rico em matéria orgânica.
Planeje plantar a espécie sempre na primavera ou no outono, pois as temperaturas mais amenas são mais indicadas para o seu desenvolvimento.
5. Framboesas
Para cultivar framboesas em casa você precisa apenas de um solo rico em nutrientes e levemente ácido. O plantio da muda deve ser feito no final do inverno ou começo da primavera.
As regiões chuvosas também favorecem o seu crescimento. Porém, a planta também se adapta bem à luz solar direta.
Gostou de conhecer algumas flores e frutíferas de fácil cultivo que você pode ter em sua casa? A nossa dica final é escolher alguns bulbos de flores, que são fáceis de plantar e trazem um lindo resultado para o jardim!
Visite a nossa loja e confira nossas opções. Depois, mãos à terra!