Se sua planta de estimação morreu, saiba que existem algumas maneiras que podem trazê-la de volta. Confira aqui!
É muito triste quando ganhamos um vaso de flor e, após alguns dias, a planta está completamente sem vida. Às vezes, com alguns cuidados específicos é possível ressuscitar a sua plantinha preferida. Confira a seguir o que pode ser feito para ajudar neste processo:
- Em primeiro lugar, analise os danos
A maioria das plantas adoecem e morrem por conta de cuidados inadequados. Por isso, o primeiro passo na recuperação de uma planta morta, é observar cuidadosamente os danos. Se estiver caída, com folhas amareladas, pode indicar que ela recebeu mais água do que devia. Se estiver marrom, com folhas e caule secos, indica que faltou água. Folhas amareladas ou queimadas, mostram um excesso de fertilizante (caso tenha usado na tentativa de salvar a planta) ou ainda excesso de sol.
- Retire as folhas mortas
Se a planta estiver sufocada entre folhas mortas, fica muito difícil salvá-la. Por isso, remova todas as folhas e galhos secos da planta e a folhagem que estiver caída. Se você não tiver certeza se um galho está morto, faça o teste do arranhão: raspe um pouco da camada externa do galho. Se estiver verde por dentro, sinal de que ainda há vida.
- Verifique o solo
A terra é a parte essencial para a vida de uma planta. Por isso, avalie as condições de onde ela está plantada: se o solo estiver duro, compactado, rachado e seco, provavelmente o problema está na falta de água. Isso é muito simples de resolver, se for detectado a tempo. Se estiver num vaso, despeje água até que escorra pelos orifícios de drenagem no fundo.
Depois disso, com um regador ou pulverizador, molhe todas as hastes e folhagens, pois as plantas também ingerem água através de suas folhas (além das raízes).
- Se o solo estiver encharcado, espere secar
Coloque o dedo na terra: se estiver úmida ao toque, mesmo que você não tenha regado há algum tempo, a planta está sofrendo por excesso de água, tanto pelas regas excessivas como pela drenagem insuficiente.
Neste caso, pare de regar imediatamente e espere o solo secar. Verifique se os orifícios do vaso estão drenando bem a água ou se estão entupidos. Se constatar que a drenagem do seu vaso está inadequada, é hora de transferir para um maior.
- Conheça a sua planta
Algumas plantas gostam de sol direto, já outras preferem a sombra. Se você não tem certeza do que a sua planta prefere, faça uma pesquisa e procure conhecer melhor as características dela. Feito isso, será possível encontrar um local mais apropriado para que ela se desenvolva bem.
- Forneça umidade
Para algumas plantas, apenas a rega não é suficiente. Plantas como samambaias, por exemplo, gostam de um ambiente úmido para crescer bem. Por isso, ao cultivar espécies desse tipo, coloque na parte debaixo do vaso um prato com pedrinhas e adicione um pouco de água todos os dias. Dessa forma, a água irá evaporar e umidificar o ar.