7 dicas para a luva de jardinagem ideal

7 dicas para a luva de jardinagem ideal

Confira quais são os cuidados antes, durante e depois do manejo na sua horta

Os cuidados com as mãos devem estar na sua rotina: elas são suas ferramentas principais para ter uma horta ou jardim bem cuidados e saudáveis. Alguns produtos usados, por mais naturais e ecológicos, ainda podem agredir sua pele e unhas. Claro que isto depende muito do seu tipo de pele (seca, oleosa, mais fina), porém, colocar na agenda o cuidado preventivo é muito importante e evita possíveis dores de cabeça futuras. Separamos algumas dicas para suas mãos e opções de luvas.

jardinagem

Momentos repetitivos são desgastantes por si só, mas somados com o material errado em luvas de jardinagem piora. Por exemplo: usar brim ou tecidos similares causa sensibilidade nas pontas dos dedos e, pelo movimento, também provoca desgaste na pele das juntas.

Cuidados para mãos  – jardinagem

Antes

Independente do material escolhido para suas luvas, as mãos ficarão em contato prolongado e precisam de um cuidado extra.

Passe uma camada fina de manteiga de cacau ou de cremes com silicone antes de colocar a mão na massa.

A manteiga cosmética de muru muru também é ótima: hidrata e é um emoliente. Forma uma camada protetora na pele e é rica em vitaminas.

Durante: luvas ideais

A luva para jardinagem precisa de algumas especificações básicas para manter suas mãos protegidas e não causar nenhum desconforto depois (como irritações nas articulações).

Procure opções com reforço para as pontas dos dedos: a primeira parte a desgastar na luva é justamente esta parte, além do risco de rasgar por conta do material manipulado e até mesmo pelas unhas. Quando estamos mexendo com terra podemos encontrar “presentinhos” enterrados, como pedaços de vidros e outros objetos cortantes e, nesta, com pontas dos dedos reforçadas você não corta sua pele.

Tecidos duráveis e confortáveis: ter um material durável é importante. Confortável nem se fala. Variações com algodão e poliéster são bem comuns, provê flexibilidade e leveza, porém, não duram muito. Couro sintético é uma boa opção, seja como uma proteção adicional reforçando as pontas dos dedos e a palma da mão, ou inteiriça. Pode lavar na máquina de lavar sem problemas. Tecidos elásticos são bons, como neoprene e spandex, mas estes precisam de um reforço externo, como o couro sintético.

Costura dupla: quando for analisar as opções repare se as costuras são duplas. Isso ajuda na durabilidade da peça. Algumas luvas assim podem ser desconfortáveis, portanto, experimente antes.

Fecho para o punho: o mais comum é ter uma espécie de braçadeira no punho com velcro para adaptar a você.

O tamanho certo: nem muito grande, nem muito pequena. Uma luva maior do que suas mãos e dedos faz com o que o material roce muito mais na pele, o que pode causar irritação e micro cortes.

Flexibilidade: prefira um material flexível que acompanhará os movimentos da sua mão, como uma girada no pulso, por exemplo. Tecidos mais duros podem limitar os gestos.

Impermeável: tem quem goste de um material impermeável, principalmente quando vamos lidar com algo úmido. O material usado para luvas de jardinagem se chama nitrilo.

Cuidados posteriores

Lave bem as mãos com água morna e sabão neutro. Se preferir pode usar também sabonetes antibacterianos. Esfregue bem as unhas e cutículas e pode começar a parte de hidratação: use um creme de preferência ou até mesmo a manteiga de muru muru.

 

Fonte: http://www.hortamania.com