De crescimento rápido, demorado ou de diferentes estaturas, não importa! Para colorir a calçada, as árvores nativas são as melhores opções.
Capazes de nos proteger do forte sol, minimizar os danos causados pela poluição e ainda oferecer um ar mais fresco às casas, ter uma árvore no jardim ou na calçada da sua rua pode ser extremamente benéfico para a vizinhança. Por isso, separamos algumas dicas de árvores que podem dar um ar mais bonito e saboroso ao seu bairro. Confira:
Jacarandá mimoso
Conhecida também como Jacarandá mimosaefolia, essa árvore possui uma floração exuberante, capaz de ser vista de longe. Ideal para ser plantada em calçadas, praças e avenidas, a Jacarandá pode chegar a uma altura de 8 a 15 metros. Além disso, com raízes profundas, a árvore não prejudica as calçadas ou redes elétricas subterrâneas. É preciso apenas ficar atento quanto a rede elétrica, pois a árvore pode atingir 15 metros.
Magnólia
Com nome de donzela, essa linda e perfumada árvore lembra bastante os ipês rosas. Por seu pequeno porte se tornam interessantes para a arborização urbana. Decíduas e apropriadas para o clima subtropical, elas alcançam de 5 a 10 metros de altura.
Ipê
De grande porte, os Ipês com raízes profundas não danificam as calçadas e dispensam cuidados exagerados. Muito utilizado como árvore decorativa por conta das suas flores coloridas em amarelo, branco, rosa ou roxo, possui uma madeira resistente. Além disso, atinge até 35 metros, dependendo da espécie. Portanto, é importante que não sejam plantadas perto de fiações elétricas.
Noivinha
Conhecida por nomes populares como neve de montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, flor-de-criança e chuva-de-prata, essa árvore de calçada de nome científico Euphorbia leucocephala é uma opção interessante para se ter em frente à fachada. Isso porque, no mês de maio suas folhas ficam brancas e no mês de junho já voltam a ter a coloração esverdeada. De pequeno porte,não atinge três metros, então pode ser plantada em calçada com rede elétrica ou se tornar uma árvore de jardim.
Dama-da-noite
De cheiro inconfundível durante a noite, essa árvore bem brasileira é extremamente utilizada para formar cercas-vivas. Podendo chegar em até sete metros de altura, a dama-da-noite com folhas e ramos lenhosos, produz inflorescências terminais, com flores brancas. Essa árvore ou grande arbusto, como é chamada por muitos, pode ter um nome diferente na sua região. Confira as variantes: Murta-de-cheiro, Jasmim-laranja, Murta, Murta-da-Índia e Murta-dos-Jardins.
Pitangueira
Tipicamente brasileira, essa árvore nativa da Mata Atlântica e copa bem dotada de folhagem perene pode ser uma opção muito gostosa para se ter na calçada de casa. Com frutos em forma de bolinhas de cores vermelha, preta, laranja ou amarela, de acordo com a espécie ou grau de maturação. Com um porte que pode variar desde o pequeno ao médio, chegando a quatro metros de altura, essa árvore também pode ser usada nas calçadas com redes elétricas.
Jabuticabeira
Outra árvore nativa brasileira e que gera frutos é a Jabuticabeira. Com tronco claro, liso, manchado e de folhas simples, essa é uma opção para quem quer muitos frutos. Isso porque, ao florescer na primavera e no verão, a árvore gera centenas de Jabuticabas aglomeradas ao longo do troco. Os frutos podem ser consumidos in natura ou em forma de suco, licor, vinho, vinagre ou geleia.
Antes de escolher qual árvore plantar na sua calçada, entre em contato com a prefeitura da cidade e fique por dentro de todos os tipos de vegetações que podem ser cultivadas na área pública!