Hidroponia

Hidroponia

A Hidroponia é uma forma de cultivo que tem crescido muito entre os produtores. Isso se deve ao fato de melhorar as condições de trabalho pois o trabalho é feito em pé, diminuir a mão de obra ja que uma pessoa cuida de uma área muito maior, diminuir o consumo de água, aumentar o valor agregado do produto e ter o valor de venda estável o ano todo.

Como a produção por área é maior e não existe a necessidade de ter um solo fértil, muitos produtores tem aderido a produção hidropônica dentro das cidades, o que diminui o custo de produção e, em muitas vezes, a venda pode ser feita em grande parte na porta, aumentando ainda mais o lucro do produtor.

O consumidor também tem dado preferência a este produto ja que o mesmo é muito mais limpo, vendido em embalagens onde se encontra informações sobre onde é produzido e quem é o produtor. Por normalmente ser cultivado em estufas, a necessidade de uso de agrotóxico também é bem menor e, atualmente, diversos produtores conseguem produzir sem a necessidade de aplicar os defensivos, tendo assim um produto ainda mais saudável.

O QUE É HIDROPONIA?

A palavra hidroponia vem do grego dos radicais gregos hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. W. F. Gerke, em 1930.
A hidroponia é uma forma de cultivo dentro de estufas e sem o uso do solo. Os nutrientes são fornecidos à planta pela água, e isso pode ser feito de acordo com cada espécie cultivada, aumentando ainda mais a qualidade e produtividade, ja que cada planta recebe os nutrientes necessários de forma balanceada.
Existem diversos processos hidropônicos como: floating, aeroponia, NFT etc. O processo NFT (fluxo laminar de nutrientes) foi desenvolvido nos anos 70 pelo Dr. Alan Cooper e elimina os antigos métodos de telha, plástico e brita e tubos de PVC e os substitui por um perfil de PP ou PE, isento de metais pesados, que não contamina a planta e dá maior sustentação aos vegetais.

COMO FUNCIONA?

As plantas são cultivadas em perfis específicos, em altura de 60cm a 1 metro acima do solo, por onde circula a água com os nutrientes. Os perfis possuem furos onde as mudas são colocadas e ficam sustentadas. Diariamente é feito o monitoramento dos nutrientes e do pH da água, fazendo assim a reposição até os níveis adequados àquela cultura. Esta solução nutritiva fica armazenada em um reservatório, onde é bombeado para os perfis e retorna para o reservatório por gravidade.

O QUE PODE SER CULTIVADO NA HIDROPONIA?

Os produtos mais cultivados são alface e rúcula, no entanto é possível produzir praticamente tudo na hidroponia. A solução nutritiva de cada espécie é diferente, sendo assim não é possível ter muitas variedades no mesmo sistema. O cultivo de plantas com ciclo longo tem certa resistência por parte do produtor, isso porque as doenças que são transmitidas pela raiz afetariam todo sistema, causando prejuízo pois muitas vezes o plantio todo pode não chegar nos últimos meses (onde o produtor teria lucro).

QUAIS AS VANTAGENS DA HIDROPONIA PARA O PRODUTOR?

Listamos abaixo algumas das vantagens para o produtor:
– Maior controle de praga e higienização;
– Diminuição da mão de obra para limpeza;
– Diminuição no custo da mão de obra ja que um funcionário é capaz de cuidar de mais de 12.000 plantas;
– O trabalho é feito em pé, diminuindo problemas na coluna;
– Economia de água de até 90% em relação ao cultivo no solo;
– Por utilizar bancadas intermediárias para crescimento das mudas, é possível colher em menos tempo, aumentando a produção por área;
– Maior uniformidade nas plantas, aproveitando quase 100% das mudas plantadas;
– Maior sobrevida no mercado;
– Não precisa de solo fértil, eliminando operações no solo como arado, rotação de cultura, etc;
– A planta cresce mais saudável, diminuindo a necessidade de uso de agrotóxicos;
– Produção no ano todo;

QUAIS AS VANTAGENS PARA O CONSUMIDOR?

Listamos abaixo algumas vantagens para o consumidor:
– Maior sobrevida do produto, pois o mesmo é colhido com a raiz;
– Plantas mais saudáveis e saborosas, pois recebem nutrientes balanceados;
– Cultivo mais higiênico, pois não tem contato com o solo, onde possui bichos, lesmas, fungos e bactérias;
– Vendido embalado, não tendo contato com mãos, caixas ou caminhões;
– Identificação do produtor na embalagem;
– Produto com menor uso de agrotóxicos pois é cultivado em ambiente protegido;