Surgimento da Estufa Agrícola

Surgimento da Estufa Agrícola

Surgimento da Estufa Agrícola

No ano de 1848 o então arquiteto Decimus Burton inaugurou em Londres o famoso Palm House, uma grande construção de vidro. Consta-se que três anos depois, outro arquiteto, joseph Paxton concluiu a construção do famoso Palácio de Cristal.

Nos dias atuais as duas construções podem ser vistas e admiradas. Na época foram ambas construídas para atender a classe de pessoas mais ricas que produziam plantas exóticas naquele clima. Produziam principalmente laranjeiras, tanto é que essas construções eram conhecidas por “orangeries”.

O emprego das estufas para o cultivo de hortaliças, difundiu-se primeiramente na Holanda, e depois espalhou-se para outros países onde o clima não favorece o cultivo e desenvolvimento normal de plantas, principalmente as hortaliças.

Com o surgimento dos materiais plásticos, a estufa deixou de ser uma complexa obra de engenharia e privilégio da classe mais favorecida, tornou-se ao alcance da maioria dos horticultores. Sua utilização foi aumentando conforme surgiam novas técnicas na construção e manejo. Novos plásticos surgiram para atender as necessidades das diferentes espécies de plantas.

Atualmente a produção de plantas hortícolas dentro de estufas é uma prática consagrada em todos os países de agricultura forte, e passou a ser produto de interesse nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.