Finalidade da Estufa Agrícola

Finalidade da Estufa Agrícola

Finalidade da Estufa Agrícola

Para que as plantas se desenvolvam melhor existem faixas ideais de temperaturas. Com o frio, a germinação das sementes são precárias e há um alto percentual de abortamento das flores, e o crescimento é lento e irregular.

As geadas podem acabar por completo com uma plantação. No entanto, quando a temperatura é alta, as plantas transpiram demais, ocasionando uma sensível diminuição no rendimento. Entretanto, com a baixa umidade relativa do ar, as plantas se desidratam com facilidade, havendo a necessidade de irrigações mais eficientes.

Quando a umidade relativa do ar for acima do limite exigido pelas plantas, o desenvolvimento fica igualmente prejudicado, e tornam-se mais susceptíveis às doenças.

As intempéries são uma constante ameaça aos cultivos. O excesso de chuva pode provocar um desiquilíbrio nas culturas. O vento frio desacelera o crescimento, e quando forte pode provocar danos físicos às plantações. Poucos cultivos resistem à uma chuva de granizo, que pode acabar em poucos instantes com uma lavoura.

Em algumas regiões a forte insolação impede o desenvolvimento normal de uma grande parte dos cultivos. A estufa pode evitar todos estes danos. Tem por finalidade controlar o ambiente das plantas, no que se refere à temperatura e umidade relativa do ar, e protegê-las dos danos causados pelas intempéries.