Administrar uma fazenda é uma tarefa difícil. Existem vários fatores que podem atrapalhar o seu desempenho, como as intempéries climáticas e a falta de tecnologia no campo. Enquanto alguns produtores estão presos ao passado e utilizam técnicas obsoletas, você deve realizar uma silagem para gado reprodutor de qualidade.
Essa atividade tem várias etapas e envolve inúmeros funcionários e equipamentos. Dessa forma, todos os cuidados são necessários para que tudo aconteça corretamente. Nessas horas, um engenheiro-agrônomo precisa conhecer bem os processos e saber utilizar produtos de qualidade.
Quem sabe das exigências do mercado e adota as metodologias corretas consegue produzir um alimento volumoso durante todo o ano. Como consequência disso, é possível ofertar aos clientes um produto diferenciado.
Com a leitura deste post, você vai aprender 6 importantes práticas de silagem que não podem faltar em sua fazenda. Confira a seguir!
1. Faça um bom planejamento
Uma silagem de má qualidade traz várias consequências para a gestão de uma fazenda. Dessa forma, é muito importante planejar todas as atividades. Você deve analisar os fatores que influenciam a obtenção de resultados positivos, como o número e a qualidade da mão de obra, os custos e os riscos envolvidos.
A silagem para gado reprodutor é um processo rápido, que não abre brechas para erros. Portanto, imagine todos os cenários que podem acontecer e determine um plano de ações para cada situação. Essa dica parece simples, mas ela prepara a equipe e fornece as informações necessárias para a solução de problemas em momentos de urgência.
Não se esqueça de que é muito importante acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Se algo que você planejou não está apresentando os resultados esperados, não hesite em propor mudanças e fazer de tudo para melhorar o cenário. Os processos de manutenção ajudam a manter o ritmo de produção e garantir a colheita também.
2. Conheça os tipos de silo
Os processos produtivos passam por várias transformações ao longo do tempo. Hoje em dia, existem técnicas que melhoram a maneira como você enfrenta os desafios de sua rotina — e não poderia ser diferente na silagem para gado reprodutor.
Conhecer as características dos tipos de silo é uma questão fundamental. Utilizar um modelo errado significa colocar em risco o futuro da propriedade. Portanto, fique muito atento para escolher o tipo de silo ideal.
O silo superfície é barato e prático de ser executado, mas é preciso ter muito cuidado em sua utilização. Isso acontece porque ele não tem uma estrutura de proteção e está sujeito aos desastres naturais ou ataques de animais.
Já o silo trincheira é o modelo mais adotado hoje em dia. As paredes da base podem ou não ser revestidas, dependendo das características do terreno a sua volta. Ele oferece muito espaço e permite a retirada da forragem com facilidade.
Apesar dessas vantagens, não é possível aumentar a capacidade de armazenagem após a sua construção. Desse modo, ele exige um estudo minucioso sobre a capacidade de produção prevista.
3. Evite contaminações
Descarregar a forragem no silo é uma atividade que exige muito cuidado e atenção. Quando o pneu do trator está sujo, o tratorista pode avançar sobre o silo e contaminar a silagem.
Ao repetir esse processo várias vezes, microrganismos podem alterar as características nutritivas da silagem para gado reprodutor. Outro problema está relacionado ao uso de um mesmo trator para transportar e compactar o material.
Por esses motivos, separe muito bem os equipamentos e treine a equipe para evitar qualquer tipo de situação indesejável em sua propriedade.
4. Analise as propriedades do solo
O solo é responsável pelo êxito da silagem para gado reprodutor. É nele que se encontram os nutrientes que garantem o crescimento saudável e correto das plantas e, consequentemente, dos animais.
Então, você deve conhecer as propriedades químicas do solo, a fim de corrigi-las sempre que necessário. É recomendável fazer a adubação tradicional ou até mesmo a foliar. Os processos de aração e gradagem não podem ser deixados de lado também.
5. Vede o silo corretamente
É necessário vedar o silo após o seu enchimento. Nessas horas, a lona é o material que oferece os melhores resultados. Inicialmente, ela deve ser estendida e fixada corretamente. Qualquer falha nesse procedimento abre brechas para o ingresso de ar na massa. Como consequência disso, há o aumento de temperatura e a queda do poder nutritivo do alimento.
Ao comprar essas mercadorias, verifique o tamanho do silo e veja qual é o melhor produto. A resistência da lona é outro ponto essencial. A lona dupla face é o modelo mais adotado pelos produtores nacionais, pois tem três camadas de matéria-prima plástica de baixa densidade e ajuda na conservação da temperatura.
6. Utilize produtos de qualidade
Uma fazenda de sucesso é composta por profissionais que conhecem técnicas eficientes e que utilizam produtos de qualidade. Na hora de comprar ferramentas e mercadorias, muitos consideram apenas o fator financeiro para tomar decisões. Escolher a proposta mais barata quase sempre é sinônimo de fracasso no meio rural.
Isso acontece porque a qualidade do produto não atende às expectativas dos clientes, colocando em risco o ritmo de produção do negócio. Dessa forma, você deve contar com fornecedores eficientes, que ofereçam linhas de produtos desenvolvidas a partir de estudos focados nas necessidades do mercado. O uso de processos tecnológicos e metodologias inovadoras é uma questão que faz toda a diferença. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro de trabalho que preste um bom serviço.
Ao ler este post, você descobriu 6 importantes dicas para fazer a silagem para gado reprodutor. Cada um dos tópicos abordados ilustra exemplos de situações cotidianas de um profissional que deseja extrair o máximo da propriedade.
Vários obstáculos podem surgir durante esse caminho, mas é possível superá-los com muito empenho e dedicação. Por isso, analise a forma como você atua e coloque os nossos conselhos em prática o quanto antes.
E então, o que você achou deste conteúdo? Gostaria de aprender ainda mais sobre as melhores práticas para a gestão no campo e os processos de silagem? Basta assinar a nossa newsletter e acompanhar as nossas postagens!