J.Watanabe: Uma história de dedicação familiar e inovação no mercado da horticultura

J.Watanabe: Uma história de dedicação familiar e inovação no mercado da horticultura

Especializada na produção e distribuição de hidropônicos, higienizados e legumes, a J.Watanabe, localizada em Ibiúna (SP), se destaca pela diversidade e alta qualidade dos materiais oferecidos. De longa trajetória, que começa com a chegada de Teruo e Eizo Watanabe no Brasil, em 1958, a história da empresa se entrelaça com a agricultura familiar e com a busca constante por superação.

Desde a chegada de Teruo e Eizo no Brasil, ambos se dedicaram a produção de alimentos, tendo como início de sua jornada as lavouras paulistanas. No começo Teruo colhia hortaliças e Eizo, seu filho, ajudava lavando os materiais. Em 1962 a família se instalou em Ibiúna, onde trabalhou para uma granja nas proximidades do quilometro 54 da Rodovia Raposo Tavares. Com o passar do tempo, a receita da família aumentava e as dificuldades que surgiam foram sendo dribladas, garantindo condições para começar a olhar o futuro com uma perspectiva mais promissora. Um dos primeiros passos foi o aluguel de um terreno próprio, denominado Sítio Brejo, que até hoje está com a família.  Nele, aos 14 anos, Eizo começou a produzir hortaliças, e em 1969 os negócios davam frutos, proporcionando a estabilidade da família. “Para vencer, para ter alguma coisa, tem que lutar pelos seus objetivos”, comentou Eizo ao contar a sua história, mencionando que repassou este ensinamento aos filhos.


Hidroponia da J.Watanabe com testes da produção de Alface Mimosa Brava, variedade da ISLA Sementes


Material embalado e pronto para a comercialização

O crescimento seguiu, famílias de meeiros somaram na construção de um espaço que preza por alimentos de qualidade e a iniciativa familiar tomou uma proporção maior, adquirindo em 1978 as terras na qual hoje é realizada a produção de hortaliças. E é dentro deste contexto de laços familiares que Joiji Watanabe, filho de Eizo, traz em 2009 a ideia de dar continuidade ao trabalho do pai produzindo hortaliças em sistema hidropônico. E é assim que se solidifica a J.Watanabe.

Eizo explicou que com a ajuda dos filhos, fizeram grandes áreas de hidroponia e foram crescendo. “Devagar devagar a gente foi crescendo, com muita dedicação e muito esforço”, expôs. De acordo com ele, o espaço pensado inicialmente começou a ficar apertado, e eles começaram a estudar uma nova forma de acesso, com uma área nova, e assim deram início a cultivo junto com parceiros, expandindo os negócios e chegando ao que é a J.Watanabe hoje. “Crescer com qualidade, crescer e dar novos empregos. Esse é o nosso objetivo. O objetivo da família. E estamos lutando para a cada dia crescer, desenvolver mais, buscar novas variedades e produzir melhores qualidades, para assim atender aos nosso parceiros”, contou Eizo.

Confira o relato de Eizo e conheça a história da J. Watanabe: 

Com o objetivo de oferecer produtos com qualidade, frescor e segurança, colocando a  disposição dos brasileiros uma grande gama de variedades, a empresa conta com uma equipe de funcionários e consultores qualificados e também com a assistência de agrônomos que fazem o acompanhamento da produção. Para disponibilizar novas texturas e sabores aos brasileiros, a J. Watanabe também busca por materiais únicos, de alto potencial genético e diferencial na apresentação. “Novas variedades de sementes, de legumes, de frutas. Isso que o Brasil precisa, que a gente precisa. Que o consumidor precisa, o distribuidor precisa, todo mundo”, afirmou Joiji Yoshio Watanabe, fundador da empresa, evidenciando a necessidade de  inovação no mercado. “A horticultura é gigantesca no país.  Acreditamos que o futuro é de uma alimentação saudável com muita variedade na mesa do consumidor”, destacou Joiji.


Ampla área de produção, com 95 mil metros de hidroponia, e atenção diária aos detalhes proporciona alimentos de alto potencial e sabor único

Atualmente, a marca trabalha com materiais como a Alface Crespa Palmas, da ISLA Sementes. Extremamente produtiva, essa cultivar se destaca pela coloração, rusticidade e boa tolerância ao pendoamento. As suas folhas são de excelente conservação pós-colheita, além de apresentarem ótima qualidade visual e serem bem eretas, o que facilita na hora do embalamento e transporte. Grande, a planta tem diâmetro comercial de até 30cm e peso que pode alcançar 350g, sendo ideal para produtores que buscam comercializar materiais maiores.

De acordo com Eizo, as plantas tiveram mais tolerância ao ataque de pragas e doenças e o peso é ideal para a comercialização. “Estamos trabalhando com a Crespa Palmas, que tem característica e resistência à trips que é essencial. A planta tem um verde intenso e durabilidade pós colheita. É resistente as pragas, assim conseguimos produzir uma planta saudável sem agrotóxico, com qualidade e durabilidade”, expõe Joiji. Segundo ele, o material é um dos grandes sucessos na hora da comercialização.

 
Produção de Alface Crespa Palmas 

Em um espaço que conta com 95 mil metros de hidroponia e mais de 1,4 milhões de metros quadrados de área aberta, além da dedicação diária de uma série de profissionais comprometidos com uma alimentação mais saudável, a J. Watanabe produz cerca de 62 mil caixas por mês, correspondentes a mais de 2,5 milhões de produtos.  Além disso, disponibiliza aos brasileiros alimentos pré-lavados, o que facilita o consumo e simboliza aos produtores uma nova forma de investir na comercialização dos materiais. Segundo Joiji, a vantagem é na praticidade para o cliente, que pode otimizar seu tempo devido a essa possibilidade.

Outro destaque da marca é a produção hidropônica, que pode gerar inúmeros ganhos para os produtores, como a economia de água, a redução no uso de agrotóxicos e a produção de alimentos de alta qualidade.  “O custo ainda é um grande desafio.  Custos de insumos e energia elétrica ainda estão bastante altos. A maior vantagem é a produção rápida, e como ela está com a raiz sua durabilidade é maior”, contextualiza Joiji.

Quanto aos planos futuros, a aposta é inovar disponibilizando mais produtos higienizados e resistentes, como frutas e legumes, que poderão ser comercializados em outros estados. Atualmente, é possível encontrar as hortaliças da J.Watanabe no Assai, Makro, Nagumo, Tauste, Coop, Delta, Enxuto, Lopes e no Mercadinho Piratininga.

Quer saber mais sobre hidroponia? Não deixe de conferir sete dicas para começar um sistema hidropônico! E neste link você fica por dentro de cinco sistemas dinâmicos para a produção de materiais hidropônicos. 

 

 

 

Fonte: https://www.revistahidroponia.com.br