Não há dúvidas de que o Coronavírus trouxe mudanças de hábitos para muita gente. O surto provocou um desejo em algumas pessoas – muitas pela primeira vez – de cultivar os seus próprios alimentos.
Mesmo que não haja evidências de que o suprimento de alimentos seja instável, o fato de ficar em casa despertou em algumas pessoas a vontade de mexer com a terra, de plantar o seu próprio alimento. Se esse é o seu caso, nós vamos dar uma forcinha, indicando o que você precisa fazer para ter uma horta produtiva.
O primeiro passo
Você não precisa de muito espaço para cultivar a sua horta. Seja um vaso numa varanda ou um quintal espaçoso, uma coisa é certa: ambos precisam de uma boa incidência de luz solar direta todos os dias. Sendo assim, observe qual espaço da sua casa atende este requisito para que o seu projeto dê certo.
Feito isso, adquira uma boa terra, já adubada (que você pode conseguir em lojas de jardinagem online).
Cultivo em vasos
Se você pretende começar a sua horta em vasos, é preciso se atentar para algumas dicas. Primeiramente, é importante que o vaso tenha furos no fundo, para que a água não fique acumulada encharcando demais a terra. Comece com uma primeira camada de pedras – que pode ser a argila expandida, facilmente encontrada em lojas de jardinagem – e depois uma camada de terra adubada. Em seguida coloque a muda de sua preferência ou semente e complete com mais terra. Por fim, coloque uma cobertura morta, ou seja, cubra a terra do vaso com folhas secas, palha, pedrinhas, enfim, algo que proteja a terra.
Com o seu vaso pronto, é preciso atentar-se aos cuidados diários. O ideal é regar a planta pela manhã, bem cedo, ou no final do dia. Nunca ao meio-dia, com o sol forte. A quantidade de água deve ser suficiente para manter a terra úmida, sem encharcar. Para saber se está bom, é só afundar um pouco o dedo na terra e sentir se está úmida. Se estiver, não precisa colocar mais água.
Melhores plantas para vasos
Existem alguns alimentos que são mais indicados para espaços menores. Um deles é o feijão-vagem. Neste caso, o vaso pode ter uma profundidade mínima de 30 centímetros.
Os grãos podem ser semeados a uma profundidade de 2 a 4 centímetros. Se preferir, germine as sementes do feijão antes de plantar e depois faça a transferência para o solo.
As vagens podem ser colhidas entre 50 e 90 dias após o plantio, de acordo com a espécie escolhida.
A couve é um vegetal que não precisa de muito espaço, por isso pode perfeitamente ser plantada em vasos, assim como alface, espinafre e rúcula.
Os rabanetes também podem ser cultivados em vasos. A melhor maneira é plantar a partir das sementes, que podem ser colocadas diretamente na terra. De três a dez dias já é possível ver os brotinhos e a colheita leva cerca de um mês.
Se você gostou dessas dicas, aqui neste link você encontra mais sugestões de como preparar a terra para plantar em vasos.