Você pode até pensar que os insetos são pragas prejudiciais para a sua horta, mas nem sempre isso acontece. Existem muitos insetos do bem que ajudam a sua plantação e ainda expulsam os insetos que podem fazer mal para o seu cultivo.
Conheça quatro desses insetos e aprenda como atraí-los para a sua horta:
1. Joaninha
Muito querida pelas crianças, a Joaninha pode ser uma ótima ajudante para a sua horta. As joaninhas adultas são predadores vorazes de pulgões, por esse motivo, elas são utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola. Para se ter uma ideia, uma única joaninha pode comer mais de duzentos pulgões em um único dia!
Além dos pulgões, elas também se alimentam de moscas da fruta, piolhos da folha e outros tipos de insetos, sendo a maioria deles nocivos para as plantas.
Para atrair as joaninhas para a sua horta, deixe alguns pulgões nas folhas, para que elas venham se alimentar deles. Você também pode plantar endro ou erva-doce, pois essas plantas são atraentes para muitos insetos benéficos e borboletas.
2. Abelhas
Certamente este é o inseto benéfico mais famoso! As abelhas são importantes polinizadoras e ela adoram plantas aromáticas, especialmente aquelas que dão flores miúdas nas cores branca e amarela. E além de polinizar a maioria dos nossos alimentos, elas também produzem produtos valiosos, como geléia real, cera, própolis e, é claro, o mel.
As abelhas podem ainda ser atraídas por flores de plantas alimentícias e medicinais, por isso, plantar abóbora, pimentão, tomates e chás, por exemplo, pode ser um ótimo convite para este inseto do bem.
3. Louva-a-deus
O louva-a-deus é uma criatura curiosa e interessante. Ele tem este nome porque as suas patas dianteiras parecem estar em posição de oração. A sua cor pode variar de acordo com o local onde ele está, indo do verde ao marrom, pois ele se camufla com facilidade.
O louva-a-deus é um predador voraz e suas principais presas são as mariposas, moscas, lagartas, grilos e gafanhotos. Para atrair o louva-a-deus na sua horta, ofereça arbustos e grama alta, que são ótimos esconderijos para as suas caças.
4. Libélula
A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Capazes de voar a velocidades de até cinquenta quilômetros por hora, as libélulas podem também evitar predadores como sapos e pássaros. Elas se reproduzem em áreas molhadas, por isso, se você tiver um lago, elas certamente irão se aproximar.
Uma curiosidade sobre este inseto é que ele é sensível à poluição, portanto, se no seu ambiente tiver um grande número de libélulas, isso pode ser uma boa indicação de que a qualidade do ar está boa.
Também existem algumas plantas que ajudam a repelir pragas naturalmente. Veja neste artigo quais são elas!