Se você ama ficar ao ar livre, mas não quer que mosquitos e pernilongos te atrapalhem, conheça estas plantas que ajudarão a manter esses inconvenientes bem longe!
Talvez a citronela seja a planta mais famosa usada como repelente de insetos, porém, existem muitas outras que também podem ajudar neste trabalho. Confira, a seguir, 10 plantas que você também pode cultivar na sua varanda, horta ou jardim:
1. Citronela (Cymbopogon nardus)
Vamos começar esta lista falando dela, a mais famosa repelente de insetos. A citronela se desenvolve muito bem em vasos, mas é uma planta que precisa de sombra parcial, por isso, pode ser ótima para varandas. Os óleos essenciais desta planta também podem ser usados para produzir velas repelentes naturais.
2. Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Outra planta também muito aromática, mas que os mosquitos odeiam, é o capim-limão. É uma planta fácil de cuidar e a espécie mais comum no Brasil é a Cymbopogon citratus, facilmente cultivada em hortas, quintais, jardins e até mesmo em vasos, desde que sejam grandes, com cerca de 50 litros de volume.
3. Catnip (Nepeta cataria)
Enquanto os mosquitos vão odiar esta planta, os seus gatos vão amar! Ela gosta de locais arejados, com boa ventilação e luz solar. A melhor época para o plantio é o verão, devido a uma maior exposição ao sol. Só cuidado para não deixá-la em ambiente muito quente, porque ela pode morrer. Como repelente, o catnip mantém os mosquitos longe por conta de seu óleo natural, mas para os gatos o efeito é contrário: essa erva os deixa mais relaxados e felizes.
4. Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Além de dar um sabor todo especial aos seus pratos, o alecrim é capaz de repelir facilmente mosquitos e manter seu jardim seguro. De fácil cultivo, não requer muita água e pode ser plantada em vasos. O alecrim repele os mosquitos, mas atrai as abelhas, que produzem um mel de extrema qualidade a partir de suas flores.
5. Cravo-da-índia (Syzygium aromaticum)
Esta é outra planta muito útil para repelir mosquitos, já que é bastante aromática. O craveiro é uma árvore de grande porte, que pode atingir até 15 metros de altura e passar dos cem anos. Por isso o ideal é plantar num ambiente onde tenha bastante espaço.
6. Lavanda (Lavandula angustifolia)
Além de ser uma fonte de néctar para borboletas e abelhas, a flor da lavanda pode ser facilmente seca e mantida no jardim para repelir mosquitos e outros insetos. Se você deseja aprender como cultivá-la, dê uma olhadinha aqui neste link.
7. Agerato (Ageratum houstonianum)
É uma planta que possui uma flor delicada, felpuda e com uma textura aveludada. Por ser muito resistente ao frio, é mais comum encontrá-la em cidades onde as temperaturas são mais baixas. O seu odor é capaz de afastar os indesejáveis insetos.
8. Absinto (Artemisia absinthium)
Também conhecida como losna, esta planta possui um sabor amargo e, muitas vezes, é usada como estimulante do apetite, entretanto, ela possui uma substância tóxica (a tuinona) que pode produzir efeitos altamente perigosos. De fácil cultivo, o absinto é resistente a mosquitos, além de mantê-los afastados por conta de seu forte odor.
9. Hortelã-verde (Mentha spicata)
O óleo de hortelã é excelente para repelir mosquitos e manter alguns vasos com essa planta aromática, também ajuda a afastar os insetos. Qualquer planta da família das hortelãs podem se espalhar facilmente e se adaptam bem em pequenos vasos.
10. Erva-cidreira (Melissa officinalis)
A erva-cidreira é uma planta herbácea e perene, muito aromática e com propriedades medicinais. Ela pertence à mesma família da hortelã e do manjericão e apresenta um típico perfume de limão nas folhas, que podem ser usadas como substituto do limão em algumas receitas. Além disso, os mosquitos não gostam do seu perfume, por isso, esta também é uma planta bastante indicada como repelente.