10 usos do vinagre na horta

10 usos do vinagre na horta

Quando usado corretamente, o vinagre pode ser um grande aliado da sua horta.

O vinagre é um ingrediente multiuso. Muito além de um tempero para salada, ele vendo sendo usado para diversas finalidades, como um potente limpador de vidros, como amaciante de roupas e até como substituto a alguns produtos para a pele.

O que pouca gente sabe é que o uso do vinagre na horta também é recomendado. Se você é adepto da agricultura orgânica, o vinagre pode substituir os pesticidas, pois este é um produto seguro, barato e ecológico para o controle de ervas daninhas.

Confira, a seguir, alguns dos principais usos e benefícios do vinagre para a horta:

  1. Como herbicida

Esta é uma das principais indicações de uso do vinagre na hora, mas é preciso um certo cuidado ao utilizá-lo. O vinagre é uma solução diluída de ácido acético e este componente dissolve as membranas celulares das folhagens, resultando no ressecamento dos tecidos e, consequentemente, na morte da planta. Por este motivo, o uso do vinagre puro deve ser utilizado apenas nas ervas daninhas, borrifado cuidadosamente e, assim que estas plantas ressecarem, elas devem ser arrancadas com as mãos, desde a raíz.

Este método é bastante eficaz com ervas daninhas novas e perenes, mas resseca apenas a folhagem da planta, mantendo a raiz viva. Se a erva for persistente, o ideal é utilizar o método de puxar ou cavar manualmente, para removê-las desde a raíz.

  1. Repelente de formigas e outros insetos

Para repelir as formigas e insetos, misture quantidades iguais de água e vinagre e pulverize a solução em cima dos formigueiros e nos pontos de entrada e saída das trilhas de formigas. O ideal é pulverizar esses pontos diariamente. Se você quiser evitar que as formigas apareçam em casa, borrife a mistura nas calçadas, paredes, bancadas, pias e janelas.

  1. Facilita a germinação

A parte externa de algumas sementes é composta por uma membrana dura que pode dificultar o processo de germinação de plantas como quiabo, capuchinhas e outras flores resistentes à seca.

Para facilitar a germinação, deixe as sementes de molho durante a noite em solução de 250ml de água e 60ml de vinagre branco comum.

No dia seguinte, basta plantar como de costume, e você verá que as sementes não apenas germinam com mais facilidade, como aumenta a probabilidade de uma germinação bem sucedida.

  1. Mantém as moscas de fruta longe!

Uma das pragas de jardim mais comuns, principalmente nos que possuem árvores e plantas frutíferas, é a pequena drosophila, popularmente conhecida como mosca de fruta.

Uma das melhores maneiras de se livrar dessas pequeninas indesejáveis, de maneira natural, é prendendo-as em armadilhas para que não consigam contaminar os frutos. Para fazer isso, você pode encher uma garrafa com vinagre de maçã e um pouco de detergente biodegradável para criar uma armadilha. O cheiro do vinagre atrai as mosquinhas para dentro do recipiente, e o sabão faz com que elas afundem, impossibilitando-as de sair.

  1. Limpa vasos e potes de barro

Os vasos de terracota e argila são muito charmosos e extremamente duráveis, além de serem capazes de refrescar o solo, mesmo em climas mais quentes, facilitando a respiração do solo.

Mas esses vasos de barro costumam absorver cálcio, sal e outros minerais que, com o tempo, podem deixá-los cobertos de manchas esbranquiçadas. Para resolver esse problema, deve-se misturar um copo de vinagre branco para quatro copos de água morna e colocar os vasos de molho por aproximadamente 30 minutos. Depois disso, basta deixá-los secar ao ar livre.

  1. Remove ferrugem de ferramentas de jardinagem

O vinagre pode ser usado para deixar ferramentas livres de ferrugem. Basta mergulhá-las em vinagre não diluído e deixar até que a ferrugem tenha se “dissolvido” por completo, ou seja, entre 20 e 60 minutos. Depois, basta esfregar com uma escova ou limpar diretamente com um pano para que fiquem limpas como novas.

  1. Preserva flores frescas

Para fazer com que as flores em vasos durem mais, basta manter suas hastes imersas numa solução feita com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre branco comum. O ideal é trocar a solução a cada dois dias para que os arranjos tenham sua vida útil prolongada por semanas, antes que comecem a murchar e amarelar.

  1. Acidifica o solo

Flores como hortênsias, azaleias e gardênias são mais tolerantes à seca e se adaptam bem em solos mais ácidos. Embora o efeito da acidificação do solo com vinagre seja temporário, é possível melhorar a saúde geral de plantas que preferem solos com o pH mais baixo, regando os canteiros com uma mistura feita na proporção de uma xícara de vinagre branco para cinco litros de água.

É de extrema importância verificar qual o tipo de solo que as plantas preferem, antes de utilizar esta mistura, pois se elas crescerem melhor em solo alcalino o uso da rega acidificada fará mais mal do que bem.

  1. Extermina e afasta lesmas e caracóis

Duas das pragas mais notórias em jardins e hortas são as lesmas e os caracóis. Esses moluscos são capazes de devorar folhagens inteiras, além de contaminar as plantas alguns tipos de fungos. Para se livrar dessas pragas, basta borrifar diretamente sobre eles uma mistura de 240ml de água e 120ml de vinagre de álcool. Depois, deve-se recolhê-los, descartá-los e limpar as folhas com um pano úmido, para que o vinagre não as prejudique e para que qualquer resíduo das lesmas seja eliminado.

  1. Elimina fungos

O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado. Como a concentração de vinagre é baixa, dificilmente irá queimar ou afetar negativamente suas plantas. Por via das dúvidas, se a folhagem em que foi aplicada a mistura ficar amarelada, interrompa imediatamente o uso da solução.

Fonte: http://www.hortamania.com