10 maneiras de utilizar o bicarbonato de sódio na jardinagem

10 maneiras de utilizar o bicarbonato de sódio na jardinagem

O bicarbonato de sódio é comumente usado na cozinha, em cosméticos e na limpeza da casa, mas seu papel não termina aí: este versátil ingrediente também pode ser uma solução barata e eficaz para muitos problemas do seu jardim.

 

Ecológico, biodegradável e atóxico, o bicarbonato de sódio pode ser usado em qualquer época do ano e é um substituto perfeito para os pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos.

A seguir relacionaremos algumas formas práticas de uso do bicarbonato na jardinagem:

 

  • Para limpar folhagens

É importante manter folhagens grandes limpas na superfície para que a planta possa realizar a fotossíntese. Para esta limpeza, basta diluir uma pitada de bicarbonato de sódio em um litro de água e limpar levemente as folhas com um pano macio.

  • Como fertilizante

Misture bem 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de amônia e 1 colher de chá de sulfato de magnésio em 5 litros de água. Coloque em cada planta cerca de 1/4 desta solução, que atuará no melhoramento da saúde das plantas e acelerando o seu crescimento.

 

  • Reduzir o cheiro das compostagens

Muitas pessoas deixam de fazer a compostagem doméstica por conta do odor que esta prática pode causar no ambiente. Para evitar que isso aconteça, acrescente uma pequena quantidade de bicarbonato sobre o composto orgânico. O bicarbonato pode ser eficaz na redução do mal cheiro porque ele ajuda a reduzir a acidez da mistura.

 

 

  • Afastar lesmas

Para se livrar de pragas e lesmas basta jogar um pouco de bicarbonato sobre elas.

 

  • Para tomates mais doces

Polvilhar bicarbonato ao redor das mudas de tomate faz com que este fruto fique mais adocicado. Ao ser absorvido pelo solo, o bicarbonato baixa os níveis de acidez dos tomates, tornando-os mais doces.

 

  • Reduzir acidez do solo

Como dito anteriormente, para reduzir o pH do solo basta polvilhar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Neste caso, a quantia varia de acordo com o nível de pH atual e desejado. Misture a terra com água e bicarbonato e teste o pH após alguns dias. A área com o pH mais alcalino terá menos ervas daninhas e será mais fértil.

 

  • Testar o pH do solo

Misture um pouco da terra com água até formar uma pasta e polvilhe um pouco de bicarbonato em cima. Se a mistura borbulhar, é sinal de que o solo está ácido.

  • Como pesticida

Para reduzir efetivamente as infestações de insetos como pulgões, cochonilhas e ácaros, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1/3 de xícara de azeite ou óleo de mostarda. Meça 2 colheres de chá dessa mistura e adicione a 1 xícara de água. Misture bem e borrife nas plantas infectadas.

 

  • Prevenir e tratar infestações fúngicas

A aplicação de bicarbonato de sódio nas folhas torna a superfície mais alcalina e limita a capacidade de crescimento de fungos, que preferem um ambiente neutro. Para a mistura, adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de óleo de melaleuca e 1 colher de chá de sabão de coco líquido em 1 litro de água e pulverize a solução nas plantas infectadas.

 

  • Contra ervas daninhas

Para combater as ervas daninhas que invadem calçadas e canteiros de maneira ecológica e econômica, basta polvilhar um punhado de bicarbonato apenas sobre as ervas daninhas. Isso enfraquecerá a planta, facilitando na hora de arrancá-las pela raiz.

Fonte: http://www.hortamania.com