Produza a graminha do seu gato em casa

Produza a graminha do seu gato em casa

Você não precisa pagar caro em vasos de gramas para gatos. Aprenda a cultivar a grama com ingredientes que você tem em casa.

 

Quem tem gato em casa sabe que ele não pode ver um matinho, que vai logo comer. Não se sabe ao certo os motivos que levam os felinos a fazerem isso, mas alguns veterinários afirmam que a grama auxilia na digestão e ajuda a evitar a formação de bolas de pelo. De qualquer forma, o importante é que os gatos (e também os cachorros) amam ter uma graminha sempre à disposição.

 

O que plantar para o gato?

Podem ser utilizadas sementes de alpiste, trigo, centeio, aveia, milho para pipoca e sorgo. A grama pode ficar sempre disponível para os gatos, que consumirão de acordo com suas necessidades. Além das sementes, os gatos também podem gostar de manjericão, alecrim, tomilho e sálvia, por conta de seu sabor e aroma.

Como produzir a graminha do gato?

Para produzi-la é bem simples. Utilize um vaso, jardineira ou mesmo reaproveite algum pote para o plantio. Misture a terra com um adubo de boa qualidade e coloque neste recipiente, deixando uns três dedos de espaço na borda. Coloque as sementes de sua preferência e cubra com mais um dedo de terra, aproximadamente.

Molhe a terra e coloque num local que bata sol e, de preferência, sem que o seu gato tenha acesso, para que ele não mexa na terra. Procure manter a terra sempre úmida (nunca encharcada), para que a semente se desenvolva bem.

Ofereça o vaso ao seu gato apenas quando a grama estiver pelo menos com um palmo, pois, se estiver menor, ele pode acabar rapidamente com ela. Repita o plantio sempre que necessário.

Quais plantas são perigosas?

Quem tem animais de estimação, deve ficar muito atento às plantas que costuma cultivar em casa. Quem tem filhote então, a atenção deve ser redobrada! Como são curiosos, os pequenos acabam comendo qualquer coisa que encontram pela frente, por isso, evite deixar plantas tóxicas ao alcance.

Algumas espécies como azaleia, comigo-ninguém-pode, antúrio, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio-da-paz e bico-de-papagaio, podem trazer problemas sérios e causar até a morte de um animal. Os gatos adultos, diferente dos cachorros, são mais seletivos na alimentação e, de forma instintiva, acabam buscando plantas mais adequadas para o consumo. Mesmo assim, todo cuidado é pouco!

Você cultiva a graminha do seu gato em casa? Conte para nós o que você usa e qual ele gosta mais.

Fonte: http://www.hortamania.com