5 Temperos para plantar em casa

5 Temperos para plantar em casa

Assim como as hortaliças e algumas espécies de frutas se adaptam perfeitamente com o cultivo em casa, seja em hortas ou vasos, existem diversos tipos de temperos que são excelentes opções para se plantar na residência.

Além dos benefícios que esses ingredientes podem oferecer, por serem de produção orgânica, a plantação de temperos naturais é bastante prática, já que as mudas não necessitam de grandes espaços, podendo ser plantadas até em vasos, e podem ser cultivadas sem qualquer experiencia. O Brasil conta com uma extensa variedade de tipos e sabores de temperos, confira abaixo 5 tipos de temperos para planta em sua casa:

Salsinha

Rica em ferro, cálcio, zinco, potássio e com propriedades antineurálgico, antioxidante e antibacteriana, a Salsinha é um dos temperos com presença em muitos pratos típicos da culinária brasileira, além de ser uma escolha popular para hortas domésticas.

Cebolinha

Com o uso versátil, e muitas vezes utilizada junto com a Salsinha, a Cebolinha é um tempero essencial para se cultivar. É anti-inflamatória, contêm magnésio, ferro e é rica em flavonoide, que contribui na prevenção de diferentes doenças.

Louro

Utilizada no preparo de feijão e outros pratos, a folha do Louro possui grandes propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, expectorantes e diuréticas. O tempero ajuda na redução do colesterol LDL (ruim) pois é rica em ácidos graxos insaturados mono.

Pimenta Caiena

Para quem gosta da leve ardência da pimenta caiena, vale investir nesse tempero, pois a pimenta ajuda no combate de prisão de ventre, além de favorecer um bom processo digestivo e estimular o metabolismo.

Coentro

Poucos sabem, mas entre as propriedades do Coentro estão o controle da ansiedade e seus sintomas. O tempero também favorece a sensação de saciedade, controle de glicemia e ainda tem propriedade antibacteriana e anti-inflamatória em sua composição.

São muitas as opções de especiarias para cultivar em casa. Lembre-se que para colher um bom fruto é necessário ter bons cuidados durante a cultivação. Então fique atento as necessidades dos temperos, pois boa parte das mudas necessitam de no mínimo de 4 horas diárias de exposição solar. Ainda que não necessitem de grandes espaços é interessante determinar espaços mínimos entre uma muda e outra.

Outra dica é plantar diferentes especiarias que apresentam as caraterísticas similares. Isso pode ajudar a criar uma maior variedade em pequenos espaços.

 

Fonte: http://www.hortamania.com