3 Ideias de como cultivar hortaliças em vasos

3 Ideias de como cultivar hortaliças em vasos

A crescente busca por uma alimentação saudável e equilibrada está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. No geral, isso acontece pela opção de consumo de produtos livres de agrotóxicos e substâncias nocivas à saúde. A escolha por hortas, por exemplo, é uma ótima alternativa para se produzir hortaliças caseiras e de qualidade.

Optar por ter sua própria horta orgânica não fará bem apenas a sua própria saúde, devido ao consumo de alimentos saudáveis, mas estará auxiliando também a preservação do meio ambiente. Pode até parecer que preferir investir em seus próprios vasinhos de hortaliças no jardim ou em casa, seja uma tarefa trabalhosa, no entanto, existem alimentos que se adaptam facilmente a cultivação em vasos. Confira abaixo, três ideias práticas para o cultivo de hortaliças em vasos:

A tradicional alface

Um dos vegetais mais fáceis para o cultivo em vasos é a Alface. A semente se ajusta perfeitamente em espaços pequenos e pode ser inserida diretamente ou em mudas. Basta colocá-la em receptores de 4 litros ou mais. É recomendável que o local receba bastante iluminação, já que o vegetal depende da luz solar para se desenvolver.

O tempero da Cebolinha

A cebolinha é conhecida por dar um toque especial aos pratos de comidas e também por conter incríveis benefícios à saúde, como no auxílio da digestão de alimentos, combate à gripe e resfriados, doenças respiratórias entre outros.  A verdura tem cultivo simples e rápido, necessita de luz solar e irrigação regular para seu desenvolvimento. Após sua plantação, tem sua primeira colheita folhas em 3 a 4 meses.

O Espinafre

Ao contrário da alface e da cebolinha, o espinafre não dispensa ser exposto durante horas a luz solar e altas temperaturas. A folha necessita ser cultivada em um local com terra úmida e manter uma distância de 30 cm entre uma muda e outra. O ideal é utilizar um vaso para cada muda. Suas propriedades são ricas em fitoquímicas, que são ótimos anti-inflamatórios e anticancerígenos, além de auxiliar a saúde da visão.

 

 

 

 

Fonte: http://www.hortamania.com