Cresce o número de produtores orgânicos cadastrados no Brasil

Cresce o número de produtores orgânicos cadastrados no Brasil

Entre 2010 e 2018 o número de unidades produtoras cresceu 300%

 

Redação Horta Mania

A crescente busca da população por uma alimentação mais saudável, fez impulsionar a produção de alimentos orgânicos no País. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de produtores orgânicos registrados no Brasil praticamente triplicou.

Em 2012, havia no país quase 5,9 mil produtores registrados e março de 2019 já registrou mais de 17,7 mil, crescimento de 200%. No período também cresceu o número de unidades de produção orgânica no Brasil, saindo de 5,4 mil unidades registradas, em 2010, para mais de 22 mil no ano passado, variação de mais de 300%.

Apesar do crescimento exponencial dos registros no cadastro, o universo de produtores orgânicos no Brasil pode ser muito maior. Antes do decreto que regulamenta o setor entrar em vigor, em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 90 mil produtores que se autodeclararam como orgânicos.

Como se credenciar como produtor orgânico

A comercialização dos produtos orgânicos em locais de fácil acesso aos consumidores – como supermercados, lojas, restaurantes, indústrias e outros locais – depende de certificação junto aos Organismos da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciados no Mapa. Até o momento são 36 OAC credenciados, sendo 25 Sistemas Participativos de Garantia da Qualidade Orgânica (SPG) e onze certificadoras por auditoria. A relação está disponível no site do Mapa.

Os agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Ministério ou que vendem exclusivamente de forma direta aos consumidores são dispensados da certificação. Neste caso, os produtores não podem vender para terceiros, somente em feiras ou para serviços do governo (merenda e Conab), e devem portar uma declaração de cadastro junto ao Mapa para comprovar que faz parte de um grupo que se responsabiliza pela produção.

Qual a vantagem em produzir orgânicos?

Alimento orgânico é todo aquele produzido sem agrotóxicos ou qualquer fertilizante químico, respeitando o meio ambiente como um todo. E ser um produtor de alimentos orgânicos, é bem mais vantajoso.

Em primeiro lugar, plantas saudáveis é sinônimo de pessoas saudáveis, ou seja, o manejo desta cultura não oferece riscos para quem planta e nem para quem consome. Como consequência, o alimento fica mais saboroso e nutritivo, já que ausência de pesticidas ou herbicidas leva a uma maior formação de compostos fitoquímicos (que promovem ação antioxidante).

Quem produz alimentos orgânicos também não contribui para a contaminação da água e nem do solo. É bom lembrar que não existe um método economicamente viável que retire a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. Além disso, a contaminação por pesticidas representa uma grave ameaça à saúde humana desta e das próximas gerações.

Então, que tal começar a sua horta orgânica ainda hoje?

Fonte: http://www.hortamania.com