Os benefícios da plantação de tomate em estufa

Os benefícios da plantação de tomate em estufa

Ainda que grande parte da produção de tomates seja realizado no campo, sua fabricação em estufas tem crescido cada vez mais devido sua grande produtividade e grande taxa de qualidade durante todo o ano. Ao contrário dos demais cultivos a curto prazo nos campos, a criação de tomateiro em estufas de plásticos ou de vidro pode ser conservada por até 11 meses.

O tomateiro é uma diversidade de hortaliça que se beneficia muito com a plantação protegida. Principalmente para o consumo “in natura”, o qual em grande parte das vezes priorizam a padronização do produto. E isso devido ao processo onde as verduras normalmente são retiradas ainda verdes dos plantios e amadurecem durante o seu transporte e sua estadia nas prateleiras.

Os produtos produzidos nestes espaços tendem ainda a apresentar maior durabilidade, melhor sabor e maior valor de mercado, em comparação aos tomates fabricados em campo aberto.

“A atividade em estufas permite a oferta constante do produto, oferecendo ao produtor que optar por essa técnica, a oportunidade de beneficiar-se da sazonalidade de preços e de quebras de produção, causadas por intempéries climáticas que afetam de maneira severa os produtores em campo aberto. Graças à lei da oferta e demanda, com a produção em campo aberto comprometida, os poucos tomates que chegarão ao mercado serão comercializados por preços muito maiores, gerando maior lucro por unidade ao produtor”, indica Rumy Goto, professora do Curso Online Cultivo de Tomate em Estufa da Universidade Online de Viçosa.

A administração do microclima é a vantagem essencial dos cultivos protegidos, pois é através desta que é possível adquirir maior economia de irrigação e pulverização, gerando assim uma melhor produtividade. Este fato é agudamente positivo, visto que um dos manuseios mais complexos, ao se tratar da tomaticultura, é a imposição climática da lavoura para se adquirir um produto de qualidade.

Apesar de se ter um maior custo de investimento e implantação, optar pela criação de tomates em estufas, é a garantia de se evitar perdas em razão de pragas e plantas invasoras, e uma oportunidade de criar uma economia expansiva, já que permite o produtor ofertar seus produtos constantemente com alta qualidade e preços justos durante todo o ano.

Fonte: http://www.hortamania.com