As sementes e grãos germinados são opções extremamente saudáveis e que podem ser incluídos facilmente em qualquer dieta. Os germinados concentram todo o potencial nutritivo do alimento, nos fornecendo muito mais vitaminas e minerais.
Fernanda Correia
Ingerir as sementes ou grãos germinados traz muitos benefícios para a saúde. Mas antes, vamos compreender melhor o que é, quais os benefícios e como preparar esse alimento.
O que são grãos germinados?
Você se lembra do experimento de plantar feijão no algodão, que todo mundo fez uma vez na vida na escola? Pois este é exatamente o princípio básico da germinação, que é quando ocorre o crescimento visível do eixo embrionário do grão ou semente, ou seja, quando o brotinho rompe a casca.
Qualquer grão pode passar por este processo e se tornar um alimento bastante nutritivo: trigo, alpiste, painço, lentilha, grão de bico, amendoim, milho de pipoca e semente girassol, são algumas opções para quem deseja iniciar-se na cultura dos germinados. Também é possível germinar as castanhas cruas como nozes, amêndoa e castanha-do-pará que, apesar de não ficarem com o brotinho visível, também podem ser consumidas desta forma.
Apesar de ser o campeão nas experiências cientificas infantis, o feijão não é o mais recomendado para a germinação, por reter um residual de alcaloides, que podem torná-lo impróprio para o consumo in natura. Mas existem alguns tipos indicados, que são o azuki e o moyashi, que podem ser consumidos eventualmente. Neste caso, o melhor é ingerir somente o broto (a partir de cinco centímetros já pode ir para o prato).
A seleção dos grãos que serão levados para a germinação é um processo importante. Não podem ser germinadas sementes velhas (com a validade vencida), machucadas ou que tenham sofrido algum tipo de irradiação. Se for possível optar pelos orgânicos, o resultado final será bem melhor.
Vale ressaltar que sementes germinadas e brotos são diferentes. A semente germinada está no primeiro estágio pós-germinação (2 a 3 dias), enquanto o broto corresponde a um estágio mais avançado de desenvolvimento (5 a 7 dias), com 8 a 10 cm de altura e folhas definidas.
Que tipo de benefício os germinados trazem à saúde?
Os germinados trazem muitos benefícios para a saúde, por conter mais nutrientes disponíveis do que os grãos secos.
Este processo ativa as enzimas e reduz os antinutrientes: ao serem germinados, os grãos têm suas enzimas “despertadas”. O processo de germinação quebra parte do amido, elevando a porcentagem de nutrientes e reduzindo antinutrientes como, por exemplo, o ácido fítico, que atrapalha a absorção de vitaminas e minerais. Por ocorrer a quebra do amido, este alimento se torna mais digerível, sendo uma opção para pessoas sensíveis à digestão de grãos.
O alimento germinado também fornece mais vitaminas: muitos veganos e vegetarianos optam por germinados por conta do alto teor de nutrientes e antioxidantes que esses grãos fornecem. Os grãos integrais germinados apresentam, além de vitaminas, minerais e fibras dietéticas, compostos bioativos, pois o processo de germinação pode potencializar o teor destes componentes (isoflavonas, resveratrol, entre outras), melhorando a qualidade nutricional.
Há perigo em consumir grãos germinados?30
O risco em consumir este alimento está mais relacionado à contaminação durante o processo de produção. Por isso, higiene é fundamental!
É importante utilizar somente recipientes de vidro e água filtrada (para deixar os grãos de molho). Lavar com frequência é outra recomendação importante, pelo menos a cada 8 ou 12 horas, para evitar a fermentação.
Quando a germinação é feita em casa, para o consumo próprio, o risco de contaminação por bactérias se torna bem menor.
Como fazer?
Após compreender os conceitos dos germinados, vamos para a prática:
- O processo de germinação inicia com a hidratação. Após selecionar e lavar muito bem os grãos escolhidos, preencha 1/3 de um pote de vidro com o grão e complete o restante com água filtrada. Cubra com um pedaço de tecido, que pode ser voil, gaze ou tule, e prenda com um elástico. Deixe descansar em local fresco por, pelo menos, 8 horas.
- Passado este período, escorra a água e lave bem os grãos, deixando apenas as sementes úmidas no pote. Cubra novamente com o tecido e deixe em local fresco e protegido da luz por mais 6 ou 8 horas. Se preferir, deixe o pote virado com a boca para baixo em um ângulo de aproximadamente 45 graus para que escorra qualquer excesso de água.
- Lave os grãos a cada 6 ou 8 horas. Este processo ajuda a manter a umidade para a germinação e evita uma possível fermentação. Refaça este processo até que o broto surja.
Seguindo estes passos os grãos estarão prontos! O ideal é consumir toda a produção de uma única vez, mas se quiser guardar, forre um recipiente de vidro com uma folha de papel toalha, coloque os brotos bem lavados e tampe. Deixe-os na parte inferior da geladeira e consuma em até dois dias.