Conheça as plantas que, juntas, se ajudam para se desenvolverem

Conheça as plantas que, juntas, se ajudam para se desenvolverem

No último artigo do Horta Mania, apresentamos algumas plantas que não devem ser cultivadas juntas, por prejudicarem umas às outras. Nesta edição, você conhecerá quais têm o efeito contrário e se beneficiam plantadas no mesmo espaço.

 

Uma ótima combinação, por exemplo, é plantar, conjuntamente, alface, cenoura e beterraba

As duas primeiras são variedades que se dão bem com quase todas as plantas, influenciando positivamente no desenvolvimento da sua horta. A beterraba, agregada a esse grupo, produz resultados ainda melhores. Ela só não deve ser cultivada junto ao feijão.

O companheirismo desses produtos se deve ao fato de as raízes não competirem entre si.  A alface tem a raiz mais superficial, enquanto a cenoura e a beterraba as tem mais profundas.

Ainda falando da alface e cenoura, plantadas junto ao rabanete, tornam-os mais macios. Plantado junto com cebolas, evita o ataque de lesmas.

Conheçam outras plantas que são parceiras para uma horta de sucesso.

Alecrim, sálvia e tomilho

Esses temperos exigem os mesmos cuidados e práticas de manutenção, por isso, podem ser cultivados juntos tranquilamente.

O trio é capaz de aproveitar os mesmos nutrientes e condições (luz solar e umidade, por exemplo), sem representarem ameaça um ao outro.

Plantados em local compartilhado, seja diretamente na terra ou em vasos, a tendência é que cresçam ainda mais bonitos.

Quando o assunto é o controle de pragas, o alecrim repele moscas. Quando plantado junto à alface e outras verduras, evita o ataque de lagartas. Já o tomilho repele um tipo de verme que ataca especialmente o repolho, além de espantar a mosca branca e besouros.

Chicória, abóbora e rabanete

Essa três espécies apresentam boa relação e ótimos resultados quando unidas a outras hortaliças.

Repolho, brócolis e espinafre

Quando plantados no mesmo solo, apresentam pleno desenvolvimento e qualidade diferenciada de produtos. Como essas verduras pertencem à mesma categoria, se fortalecem juntas e compartilham propriedades semelhantes.

Batata, feijão e ervilha

Esses alimentos são considerados bons amigos, já que auxiliam um no desenvolvimento do outro. A batata, o feijão e a ervilha são capazes de compartilhar nutrientes importantes, trazendo mais força às raízes.

Salsão e couve

O primeiro afugenta as pragas nocivas da vizinha.

Manjericão

A erva é uma grande companheira de toda a horta. Seu plantio diminui o ataque das pragas mais comuns a atacar o espaço.

 

 

 

 

Fonte: http://www.hortamania.com