Que tal dar um sabor especial à sua salada, com tomates fresquinhos, plantados por você? Se não tem um quintal para fazer esse plantio, não há problema! O cultivo pode ser feito utilizando uma garrafa PET de dois litros.
Em apenas 15 minutos é possível plantá-los. Além da garrafa, você precisará de um pauzinho, espeto de madeira ou palito de churrasco de pelo menos oito centímetros de comprimento; uma tesoura, um coador de café; terra; uma muda de tomate samambaia; arame ou barbante para pendurar o vaso; parafuso ou qualquer objeto pontiagudo para fazer furos.
Como fazer
Lave a garrafa PET e, em seguida, corte o fundo do objeto. Coloque a parte do fundo que foi cortada no interior da garrafa, em posição invertida. Ela deve caber confortavelmente.
Com o fundo ainda dentro da garrafa, faça dois furos laterais para que possa ser transpassado o pedaço de madeira ou espetinho de churrasco. É necessário que os furos estejam na mesma posição para que forneça equilíbrio quando a garrafa ficar pendurada.
Na sequência, faça alguns furos na base da garrafa PET que foi recortada. Eles serão necessários para a água descer à terra quando a planta for regada.
Pegue o filtro de café e rasgue sua costura da borda para o centro. Pegue a muda de tomate e a envolva com o filtro para que a terra seja coberta. Com cuidado, coloque a muda através do gargalo da garrafa, usando o buraco aberto na base.
Em seguida, vire o recipiente de cabeça para baixo e o preencha com terra, deixando um espaço para a introdução da base recortada, que vai ajudar a distribuir a água. Retorne ao palitinho de madeira e passe-o pelos furos. Amarre o arame ou o barbante entre os pauzinhos para poder pendurar a planta.
Escolha um local para pendurar o seu novo vaso de garrafa PET e abasteça o distribuidor com água até que ela escorra para o gargalo.
Cubra a garrafa para proteger as raízes delicadas da luz, usando fita adesiva ou tinta spray. Então, é só esperar a colheita e levar os tomates à sua mesa!