As flores não servem somente para decoração, há algumas espécies de plantas que podem ser utilizadas na alimentação. Algumas plantas que possuem flores comestíveis já são conhecidas por nós e são usadas em saladas, sopas e outros pratos. Tais como couve flor, brócolis e alcachofra.
Há outras flores usadas para comer, que são lindas e possuem um sabor surpreendente. As flores são sem dúvidas elementos interessantes para renovar antigas receitas. Mas calma, é preciso ter cuidado, pois algumas podem ser tóxicas. Antes de sair colhendo e consumindo-as é necessário conhecê-las! As flores comestíveis devem ser orgânicas, produzidas em floricultura e tratadas com pesticidas.
Não se aventure pelo jardim achando que as mais belas flores podem enfeitar sua salada, nem todas podem ser utilizadas na alimentação. Muitas, mesmo não sendo cultivadas com agrotóxicos podem apresentar princípios que podem ser perigosos para a saúde.
Aposte nas mais conhecidas, como capuchinha, lavanda, amor-perfeito, calêndula, hibisco, borago, rosa, viola-odorata, alecrim e as flores de abóbora, do manjericão e do tomilho. Todas ficam lindas em qualquer salada ou prato e seus gostos são deliciosos. Mas cuidado, algumas plantas requerem certos cuidados. A calêndula, por exemplo, deve ser aproveitada apenas as pétalas, pois o talo é duro para o consumo. Além de extremamente sensíveis, as flores devem ser adicionadas ao prato quando o mesmo estiver pronto, pois o calor do alimento as faz murchar.
Conheça os tipos mais usados na cozinha:
Capuchinha
As flores favoritas para saladas de verão! Elas são fáceis de cultivar e trazem uma explosão de cor para qualquer salada. Possuem um gosto levemente apimentado e podem ser utilizadas recheadas, cristalizadas ou como ornamentos. É inteira comestível.
Lavanda
A lavanda é ideal para vários usos culinários, como chás, biscoitos, xaropes, bolos, sorvetes, geléias, vinhos, tortas, vinagretes e muitos outros alimentos, a lista é enorme! Esta flor dá seu próprio sabor junto a alguns tons cítricos.
Violetas
Ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos. Podem virar doce de violeta, chá, bolo e xarope. Além de serem incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor a algum ornamento.
Pétalas de rosas
Conhecidas pelo romantismo, esta rosa também é usada para usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, manteiga, gelo, geléia e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para esta planta.
Amor Perfeito
Use-a para decorar saladas, deixá-las sobre a sopa ou apenas decore sobremesas e enfeite pratos. Amor-perfeito possui um sabor ligeiramente adocicado.
Hibisco
Perfeito para saladas, xaropes, chá e algumas bebidas alcoólicas. Com certo toque cítrico e frutado, mas ligeiramente ácido, por isso, use com moderação.
Alecrim
Muito usado para temperar peixes, pães, carnes e molho de tomate. Também realça o sabor de legumes, cogumelos e batatas assadas. O gosto lembra cravo, pinho, cânfora, hortelã, gengibre e noz-moscada, use com moderação.
Comece hoje mesmo a utilizar estas flores em seu cardápio culinário, mas cuidado, conheça quais podem ser consumidas e como utilizá-las.