Aprenda a fazer fertilizantes orgânicos caseiros

Aprenda a fazer fertilizantes orgânicos caseiros

Fertilizantes orgânicos naturais não são mais uma novidade, pois há alguns anos, pessoas já os usavam para o cultivo de seus quintais, sendo um método muito melhor e barato.

O uso de matéria orgânica, composto por fertilizantes naturais caseiros são criados em casa por enriquecerem o solo ao conter nutrientes e produtos naturais, sem envolver fertilizantes químicos comerciais ou sintéticos, carregados com substâncias químicas nocivas.

Além disso, fazer seu próprio fertilizante natural é fácil, barato e muitos componentes para a receita são encontrados em casa. Como materiais orgânicos de sobras, restos de comida e gramas para fertilizantes orgânicos feitos com restos de plantas ou animais.

As proporções são expressas em números de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, nutrientes vitais para a resistência, armazenamento aéreo, saúde das plantas e desenvolvimento das raízes. Sem contar, que assim como nós humanos precisamos de carboidratos e proteínas, as plantas também necessitam e amam o fertilizante orgânico para sobreviver. Além de usarem cálcio, magnésio e enxofre para a fotossíntese e decompor a água e o CO2 com a ajuda da luz do sol em hidrogênio, oxigênio e carbono, que se transformam em alimento.

Separamos algumas receitas caseiras de fertilizantes orgânicos para você fazer na sua casa e começar hoje mesmo a cultivar o seu jardim. Confira!

Fertilizante de plantas daninhas

As ervas daninhas são ricas em Nitrogênio e crescem facilmente abaixo dos pés, não precisando cultivá-las, especialmente. Bardana, Confrei, Chickweed e cavalinha são alguns exemplos de ervas daninhas que formam materiais orgânicos caseiros para compostagem.

Modo de preparo:

  • Coloque no balde de 5 galões 2/3 partes de aparas de relva fresca e cubra com alguns centímetros de água.
  • Deixe a mistura repousar por 3 dias em temperatura ambiente e agite a mistura, pelo menos, uma vez ao dia.
  • Coe o líquido e dilua o fertilizante líquido com partes iguais de água e borrife sobre as folhas para um crescimento rápido.

Fertilizante de água de tanque de peixe

Água de tanque de peixe usada contêm nitrogênio em excesso, sendo favorável para plantas. Mas cuidado ao remover os peixes recém-nascidos da água. E lembre-se, a água não deve vir de tanque salgado.

  • Apenas aplique nas plantas a água usada dos tanques.

Fertilizante de vinagre

O ácido acético e o vinagre funcionam muito bem em plantas que amam ácido, como as rosas e plantas de casa.

Modo de preparo:

  • Misture 1 galão de água com 1 colher de sopa de vinagre branco, e aplique em suas plantas. Repita este procedimento a cada 3 meses.

Fertilizante de cinzas de lareira

As cinzas da chaminé são fontes de carbonato de potássio e de cálcio, que podem ser usadas como substituto para o cal.

Modo de uso:

  • Aplique as cinzas na terra, massageando-a no leito do solo. Mas não esqueça, não use em plantas ácidas quando a superfície é de natureza alcalina.

Fertilizante de banana

As cascas de bananas são essenciais para o crescimento das plantas, por conterem potássio. Inclusive, rosas adoram potássio.

Modo de uso:

  • Jogue as cascas de bananas em um buraco antes de plantar ou enterrar as cascas sob a cobertura para facilitar a compostagem.
  • Ajudando na fertilização do solo e resultando em maiores rosas.
  • Junto as cascas, use sal Epsom, a fim de dar flores com uma cor mais vibrante.

Fertilizante de cafeterias

Rosas, tomates e mirtilos são beneficiados com o nitrogênio do grão do café, e versões líquidas do pó de café no topo do solo ajudam as plantas crescerem.

Modo de preparo:

  • Misture 6 xícaras de café em 5 litros de água e deixe repousar por 3 a 4 dias. Após esse período, aplique sobre o solo.

Fertilizante de cascas de ovos

As cascas de ovos possuem carbonato de cálcio, o que impede o apodrecimento das raízes. Além de serem usadas para substituir o condicionador de solo para cal, trabalhando melhor em salvar sementes de plantas.

Modo de uso:

  • Lave bem as cascas de ovos.
  • Esmague-as e coloque os pedaços no solo, especialmente perto de plantas de tomate e pimenta.
Fonte: http://www.hortamania.com