Como remover pesticidas de frutas

Como remover pesticidas de frutas

A agricultura é uma importante fonte econômica e precisa ser produtiva e gerar lucro. Por isso, a indústria está sempre buscando desenvolver produtos capazes de diminuir a incidência de pragas e aumentar a vida útil da lavoura.

Mas mais do que isso, é através dela que conseguimos os alimentos que chegam todos os dias à nossa mesa e por isso, o uso indiscriminado de pesticidas e outros venenos acabam também prejudicando nossa saúde.

A boa notícia é que existem formas seguras e fáceis de remover os pesticidas das frutas, devolvendo a estes alimentos somente o seu lado positivo, que é alimentar e garantir vitaminas importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. Quer saber como fazer isso? Acompanhe nossas dicas e informações a seguir.

Remova os pesticidas das frutas e tenha uma alimentação mais segura

1. Lave bem em água corrente

O primeiro passo, assim que você voltar com a sacola de frutas do supermercado ou da feira, é lavar tudo muito bem, em água corrente. Para isso, pegue as frutas uma a uma e deixe que a água da torneira escorra bem em todas as direções.

Para que a limpeza fique ainda melhor, separe uma esponja limpa e nunca usada ou uma escovinha especial somente para isso. Assim, com cuidado, você vai ajudar a retirar a camada superficial dos pesticidas.

2. Aposte no bicarbonato de sódio

Em uma pesquisa publicada no Journal od Agricultural and Food Chemistry o bicarbonato de sódio se destacou como uma forma segura e rápida para remover os pesticidas das frutas. Durante o experimento, os pesquisadores deixaram maçãs submersas em água misturada com bicarbonato por alguns minutos e depois avaliaram a quantidade de veneno.

Naquelas que ficaram submersas por 8 minutos, a quantidade de pesticidas já foi drasticamente diminuída, enquanto as que ficaram por 15 minutos, saíram quase que completamente limpas.

Este resultado por possível durante estes experimentos porque, nas amostras avaliadas, foram utilizados pesticidas que podem ser degradados pelo bicarbonato de sódio, liberando as frutas do mau que estes produtos podem causar à saúde humana.

É claro que nem todos os pesticidas utilizados pela indústria agrícola no mundo todo são feitos a partir dos mesmos elementos que os que foram testados durante esta pesquisa, porém, o bicarbonato de sódio surge então como uma alternativa barata e prática para tentar minimizar os riscos que estes venenos podem causar.

Ou seja, o bicarbonato de sódio passa a ter mais uma função em nossas casas, além de ser um grande aliado da limpeza e da retirada de gordura de diversos tipos de superfície. Agora, ele passa a ser também um grande amigo da saúde e da proteção dos alimentos que levamos à mesa de nossa família.

Estudiosos da área também indicam que seja realizada uma limpeza minuciosa e delicada em todas as frutas antes do seu consumo, de preferência, assim que chegam da prateleira dos supermercados.

Desta forma, além de você diminuir a quantidade de pesticidas das frutas, também evita que outros alimentos sejam contaminados se ficarem em contato com estes alimentos em fruteiras ou até na geladeira.

Cultivar alface em casa é uma alternativa bem viável para quem procura alimentos orgânicos. Plantar em casa essa folha pode ser mais fácil do que você imagina! Agora se você…

Você sabia que os gongolos, mais conhecidos como piolhos-de-cobra são excelentes trituradores de resíduos sólidos? Eles também produzem adubo orgânico e são tão bons ou até melhores que minhocas para…

Você sabe a diferença que existe entre agroecológicos e alimentos orgânicos? Para alguns, eles são a mesma coisa, e muitos ainda acreditam que os dois se tratam de produtos naturais….
Fonte: http://www.hortamania.com