Há quem acredite que olericultura e horticultura são termos semelhantes ou sinônimos, mas essa não é uma crença verdadeira: enquanto um dos termos é mais específico e se refere ao cultivo de determinado grupo de plantas, o outro é bem mais abrangente e envolve o plantio mais diversificado — incluindo plantas comestíveis e ornamentais.
Descubra a seguir o significado de cada um desses termos e a diferença entre eles:
Horticultura e olericultura: o que são?
O que é horticultura?
A horticultura envolve o cultivo de diversos tipos de plantas, que podem ser comestíveis ou não. Dentro da horticultura, portanto, está o plantio de verduras, legumes, frutas, flores, cogumelos, plantas medicinais, plantas ornamentais e até mesmo árvores para se dar início a florestas.
Em outras palavras, podemos dizer que a horticultura abrange:
- Olericultura;
- Silvicultura;
- Fruticultura;
- Floricultura;
- Cultura de plantas medicinais;
- Cultivo de cogumelos (comestíveis ou ornamentais);
- Jardinocultura.
O que é olericultura?
A olericultura trabalha especificamente com o cultivo de hortaliças, ou seja: legumes e verduras. Este tipo de plantio faz parte da horticultura, sendo um dos mais frequentemente realizados por apresentar plantio e colheita considerados práticos e fáceis.
Diferença entre olericultura e horticultura
Basicamente, enquanto a olericultura envolve o plantio de um único tipo de planta comestível (no caso verduras e legumes), a horticultura abrange diversos tipos de cultivo e tem a olericultura dentro dela.
Imagem: iStock / Getty Images Plus / YuriyS