Se você cultiva plantas no apartamento ou planeja ter alguns vasos com espécies ornamentais ou comestíveis, vale a pena aprender a fazer adubo e biofertilizante caseiros. Fazer compostagem em seu apartamento é bem simples e, com isso, é possível aproveitar os restos de alimento para nutrir as plantas, evitando que esses itens sejam descartados e aumentem o volume de lixo.
Para fazer a compostagem no apartamento, você precisa de alguns materiais básicos. São eles: três caixas plásticas ou três baldes iguais, terra seca, serragem ou folhas secas, minhocas californianas (não pulam e consomem rápido os restos orgânicos). Você também pode fazer a compostagem no apartamento sem usar as minhocas, mas o processo será um pouco mais lento.
5 passos para fazer a compostagem no apartamento
Prepare os recipientes da composteira
Em dois recipientes, faça furos de 0,5 cm de diâmetro, com uma distância de até 3 cm entre eles. Esses furos são necessários para drenar o chorume da compostagem para o recipiente da base. Monte a composteira em forma de torre, ou seja, um recipiente sobre o outro (você usará dois recipientes, na primeira etapa), sendo que o térreo não tem furos.
Prepare o material
Coloque terra seca no fundo do recipiente que fica no topo. Dentro dele, você depositará o lixo orgânico e as minhocas, cobrindo tudo com serragem ou folhas secas. Se tiver, coloque a borra do café sobre a compostagem para atenuar o odor. O recipiente deve ficar fechado para não atrair insetos.
Tenha o cuidado de não deixar o lixo orgânico compactado, pois a oxigenação é importante para o processo de decomposição. Toda semana, revolva levemente a mistura, lembrando de mantê-la coberta com a serragem e as folhas secas.
Coloque o terceiro recipiente
Após cerca de 30 dias, coloque o terceiro recipiente sobre os outros dois (também forrado com uma camada de terra) e recomece o processo, ou seja: deposite o material orgânico. Enquanto isso, o recipiente que já está cheio permanecerá em repouso por mais 30 dias (tempo necessário para encher o recipiente do topo).
A torre, nessa etapa, ficará da seguinte forma: recipiente sem furos no térreo, coletando o chorume; recipiente cheio de compostagem, no primeiro andar; e, no topo, o recipiente que começará a receber o material orgânico.
Verifique a compostagem
Ao encher completamente o recipiente do topo, verifique as condições da compostagem que está no meio da torre. Se o húmus já estiver pronto, coloque-o em um local ensolarado antes de transferi-lo para outro recipiente. Como as minhocas não gostam de luz, elas ficarão escondidas bem no fundo.
Dessa forma, você consegue remover o húmus para outro recipiente (sem furos, claro) até o momento de colocá-lo nos vasos do apartamento. Se sobrar adubo, você pode doar para vizinhos ou deixá-lo com a pessoa responsável pelo jardim do condomínio.
Aproveite o chorume coletado
O chorume (líquido escuro) coletado ao longo de todo esse processo poderá ser usado para regar as plantas. Ele é um biofertilizante de excelente qualidade, mas deve ser diluído em água em uma proporção de 1:10: 1 litro de biofertilizante para 10 litros de água.
Ao fazer a compostagem no apartamento, você terá plantas muito mais saudáveis, sem gastar com a compra de adubo. Além disso, esse tipo de atividade serve como um estímulo a ações ambientalmente corretas e ao consumo sustentável. Certamente, você irá inspirar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo!
Imagem: iStock / Getty Images Plus / Highwaystarz-Photography