Não é necessário ter um terreno amplo para criar uma horta. Mesmo pisos cimentados ou de ladrilhos podem receber uma plantação caseira e, assim, manter a qualidade da alimentação familiar. A solução está nos paletes, pequenos estrados de madeira que são muito usados em indústrias, fábricas e depósitos, mas que podem servir de base para móveis e hortas.
Os paletes podem ser usados como depósitos de terra, com uma estrutura embaixo e ao seu redor para oferecer à plantação espaço para se desenvolver e possibilidade de se nutrir com qualidade. Há técnicas que fazem com que a terra inserida se mantenha compacta e a água possa escoar com facilidade.
Como cultivar uma horta em paletes?
Ter uma horta em casa virou moda e, além da praticidade de ter seu alimento em casa sempre fresquinho, é uma ação que permite sua família estar sempre ciente da procedência dos legumes e verduras consumidos, com a certeza de que não foi utilizado nenhum tipo de pesticida que pode prejudicar a saúde.
É possível cultivar uma diversa série de alimentos em casa, dependendo apenas do espaço disponível para a criação da horta, das características do local e do tempo que você conseguirá dedicar para cuidar das plantas.
Embora os paletes sejam tradicionalmente estrados de madeira, há também os que são feitos de plástico ou metal. Atualmente os paletes têm sido amplamente utilizados em decorações, possibilitando a confecção de camas, mesas de centros e estantes. Além disso, esse é um excelente material para montar uma horta caseira, sendo uma opção perfeita para quem deseja manter a plantação bem cuidada e estruturada.
Para plantações em terrenos e quintais, é preciso preparar o chão onde ela estará apoiada, com um pano de serapilheira. Em seguida disponibilize a terra já adubada e insira as sementes, com cuidado para manter uma distância entre elas. Para que a palete suporte a umidade constante, é preciso que seja feita uma impermeabilização antes do plantio.
Paletes em apartamentos
Os paletes podem ser usados em pequenas hortas em apartamentos, para serem colocadas em varandas, áreas de serviço ou qualquer outro lugar que atenda às exigências de luz solar e umidade das plantas.
Não faltam opções para sua utilização, que na maioria das vezes serve como suporte de horta hidropônica vertical — onde são inseridos vasos, jardineiras e outros vasilhames para plantação. As opções horizontais também podem ser criadas, mas as plantas são fixadas nos vãos dos paletes, enquanto a estrutura dará suporte para seu desenvolvimento.
Uma boa ideia é começar definindo um local para fazer sua horta, comprar um palete e definir se ela ficará no chão ou suspensa. Pode acontecer de o acessório precisar ser cortado, lixado e envernizado, além de pintado de acordo com o projeto ou o gosto individual. O passo seguinte é escolher os vasos a serem inseridos e preparar a terra com adubo e sementes. Agora é só escolher onde esses vasos estarão dispostos, lembrando de deixar um espaço para que as plantas possam se desenvolver sem esbarrar umas nas outras.
Imagem: jess311 / iStock / Getty Images Plus