Saiba quais os detalhes por trás de uma horta de temperos e como fazer uma!

Saiba quais os detalhes por trás de uma horta de temperos e como fazer uma!

Para cultivar uma horta de temperos, você não precisa necessariamente dispor de muito espaço ou fazer um grande investimento: é perfeitamente possível plantar ervas aromáticas em vasos, desde que eles fiquem em uma área que possua características que atendam às suas necessidades de luz solar e umidade.

Com alguns cuidados básicos, você sempre terá temperos frescos para incrementar seu cardápio: salsinha, coentro, cebolinha, sálvia, manjericão e alecrim são algumas das ervas que dão um toque especial ao sabor dos pratos, dos mais simples ao mais sofisticados. Tudo o que você precisa é vontade para aprender como fazer uma horta de temperos:

Dicas para fazer uma horta de temperos?

Planeje

Antes de qualquer coisa, é importante começar escolhendo os temperos que você mais gosta. Depois, informe-se sobre as características de cada planta e prepare o local para a horta. Se você reside em apartamento ou em um imóvel térreo sem jardim ou quintal, confira essas dicas práticas de como cultivar hortaliças em pequenos espaços.

Escolha recipientes adequados

Ervas aromáticas que formam touceiras com muitos ramos precisam ficar em vasos maiores, de 20 litros. É o caso do manjericão e do capim-limão, por exemplo. Outras, como salsinha e cebolinha, podem ser plantadas em recipientes de até cinco litros. Se a horta de temperos for plantada diretamente no solo, mantenha a distância indicada pelos fornecedores de mudas e sementes.

Prepare a terra

Você precisará de:

  • Argila expandida ou brita para forrar o fundo do vaso;
  • Mistura de areia, terra vegetal e terra comum (proporção 1:1:1);
  • Adubo orgânico;
  • Um retalho de manta bidin;
  • Cobertura vegetal (serragem de madeira, folhas secas ou podas de grama).

A manta bidin deve ser colocada sobre a camada de argila ou brita, a fim de reter a umidade da terra. A cobertura vegetal protegerá a terra. Uma vez por mês, revolva delicadamente a terra para deixá-la mais arejada. Confira algumas dicas de como preparar a terra para horta em vasos!

Atenção à rega e adubação

A horta de temperos deve ser regada bem cedo ou no fim do dia, quando a temperatura está amena. É importante dosar bem a quantidade de água para não encharcar muito a terra, pois isso apodrece as raízes. A adubação deve ser feita a cada 30 dias. Este é um dos principais cuidados ao aprender como fazer uma horta de temperos — afinal, sem água e nutrientes as plantas não irão sobreviver.

Cuide da iluminação

Ervas aromáticas precisam da luz solar para ter um desenvolvimento saudável. Portanto, escolha um local onde as plantas possam receber a luz do sol, preferencialmente no período da manhã, por total de duas horas a quatro horas. Se você reside em apartamento, faça a horta de temperos na área de serviço ou na sacada (desde que seja possível proteger os vasos da chuva forte).

Controle as pragas

Para livrar a horta de temperos de bactérias, pulgões, fungos e outras pragas, borrife as plantas com inseticidas naturais, como um chá de alho. Trata-se uma solução simples e barata, que garante bons resultados. O óleo de Nim, diluído em água, é outra opção para combater as pragas, porém, as ervas só poderão ser consumidas 45 dias após a aplicação.

Imagem: nevarpp / iStock / Getty Images Plus

Fonte: http://www.hortamania.com