Fazer uma horta doméstica é interessante para quem deseja ter hortaliças e verduras sempre à disposição em casa, sem a necessidade de compra-los. Além de trazer mais qualidade de vida, já que permite que você consuma alimentos com menos agrotóxicos, a construção de uma horta doméstica pode ser uma atividade relaxante.
6 passos para fazer sua horta orgânica doméstica
Escolha o local em que a horta vai ficar
O primeiro passo consiste em escolher o local ideal para a horta: o ideal é que ela receba luz do sol, esteja protegida do vento e seja de fácil acesso. Você também pode escolher entre diferentes tipos de horta, de acordo com o espaço que você tem disponível.
Prepare a terra
A terra precisa estar aerada e solta para receber as hortaliças. Por isso, é preciso prepará-la antes de iniciar o plantio de sua horta orgânica. Pode ser preciso, inclusive, adubar a terra para que ela tenha mais nutrientes a oferecer para as plantas e esteja com o pH correto.
Escolha as plantas
Para garantir que sua horta tenha mais sucesso, é interessante apostar em hortaliças e vegetais típicos da região em que você vive, pois eles já estão adaptados ao clima. Na hora de comprar as sementes, prefira sempre aquelas que são certificadas como orgânicas. Você pode fazer uma horta bastante variada, apostando em folhas, tubérculos e condimentos.
Plante
Plantar também exige alguns cuidados, pois cada tipo de hortaliça necessita de um espaço para crescer. Leve em conta o espaço que os vegetais necessitam, mas tome cuidado para não deixá-los muito separados, pois podem surgir ervas daninhas.
Regue
A rega será de sua responsabilidade, e é uma ação essencial para que suas plantas se mantenham vivas e cresçam saudáveis. O ideal é que a rega seja feita nos horários menos quentes, como logo pela manhã ou no fim da tarde.
Faça o controle de pragas e doenças
Além das ervas daninhas, que podem crescer entre os vegetais que você plantou, é preciso cuidar das pragas e doenças que podem afetar sua horta doméstica. O ideal é fazer o plantio consorciado, para que uma das plantas sirva de proteção para a outra, ou apostar nos pesticidas caseiros.
Usar o óleo essencial de neem também é uma boa escolha, pois ele nutre o solo, além de proteger as plantas contra pragas e doenças.
Seguindo esses passos você já irá saber como fazer horta doméstica! Para mais informações, acesse o post “Horta para iniciantes”.
Imagem: jess311 / iStock / Getty Images Plus