A horta hidropônica vertical é uma solução ideal para quem deseja incluir alimentos orgânicos no cardápio do dia a dia, mas não possui muito espaço em casa para cultivar hortaliças e ervas aromáticas. Como a hidroponia é uma técnica que utiliza água ao invés de terra para cultivar as plantas, ela tem manutenção mais simples e que favorece a proteção contra pragas.
Como criar um projeto de horta hidropônica vertical?
Planejamento da horta
Defina o local onde será montado seu sistema de hidroponia caseiro. A maneira mais simples de fazer esta horta verticalmente é com canos de PVC que serão parafusados na parede e, por isso, é necessário escolher uma parede que não possua instalações hidráulicas e elétricas.
É importante que haja espaço também para a caixa d’água, com bomba e mangueira e uma tomada de energia elétrica para acionar a bomba. Se possível, instale a horta hidropônica vertical perto de um local com ralo, para facilitar a drenagem de água no momento de efetuar a limpeza do reservatório.
Informe-se sobre as características das plantas para saber quais as condições climáticas mais adequadas ao seu desenvolvimento. Assim, você evita instalar o projeto de horta hidropônica vertical em um local extremamente ensolarado, quando as hortaliças escolhidas necessitam de áreas mais sombreadas.
Outra medida importante antes de começar o projeto de horta hidropônica vertical, é decidir se você mesmo vai preparar as mudas ou se pretende comprá-las. É importante saber que, na hidroponia, a água precisa conter uma solução de nutrientes que garantam o desenvolvimento das plantas. Você poderá preparar a solução em casa ou comprá-la pronta (o que é mais prático).
Você precisa definir qual a quantidade de hortaliças deseja produzir. Caso contrário, você passará períodos com excesso de verduras e outros sem um pé de alface! Planeje o plantio de modo a manter uma produção regular. Para isso, aprenda mais sobre o tempo que cada planta precisa até a colheita.
Preparação da estrutura
Antes de instalar os canos de PVC nos suportes, você precisa fazer as aberturas para a passagem das folhagens. A dimensão da abertura e a distância entre elas são fatores que dependem do tipo de planta que você deseja cultivar: use um molde para que as aberturas fiquem iguais e, antes de cortar o cano, faça as marcações. Dependendo do tipo de suporte escolhido, você precisará imobilizar os canos com arame, braçadeira ou fita.
A estrutura de canos ficará semelhante a um zig-zag. Esta inclinação é necessária para garantir a circulação da água, por ação da gravidade, do cano mais alto para o inferior. Para isso, você terá que fazer a junção dos canos com cotovelos. A água que chega ao cano superior desaguará no segundo, e assim sucessivamente, até retornar à caixa d’água — de onde voltará ao primeiro cano.
Ao comprar a bomba, informe ao vendedor a que altura e distância o cano mais alto ficará em relação à caixa d’água. A informação é importante para saber qual modelo de bomba é mais eficaz para o seu projeto de horta hidropônica vertical.
Manutenção da horta hidropônica
Os cuidados com a horta hidropônica são mais simples se comparados aos necessários em uma horta tradicional, plantada em solo. Tudo o que você precisa fazer é controlar o nível de água do reservatório e limpar as mangueiras regularmente para garantir o fluxo de irrigação. Isso pode ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Também é necessário fazer a limpeza do reservatório de água e mantê-lo bem vedado para evitar a proliferação de mosquitos. Ao trocar a água, não esqueça de preparar a solução de nutrientes para as plantas.
Vale destacar que, embora a horta hidropônica não costume ser atacada por pragas como ocorre em hortas convencionais, é preciso ficar de olho. Os pés de alface, por exemplo, podem atrair pulgões. Por isso, informe-se também sobre os produtos naturais que você poderá aplicar sobre as folhas para protegê-las contra pragas.
Imagem: Piyachok / iStock / Getty Images Plus