Para muitas pessoas, a palavra horta remete apenas àquele tradicional espaço em um quintal de casa no qual é plantado alguma coisa, geralmente tomates ou outros temperos. A verdade é que existem vários tipos de horta, enquanto esse que vem à mente é apenas um deles: as hortas podem ser orgânicas, domésticas, suspensas, cultivadas no jardim, quintal ou até mesmo em caixotes dentro de casa. Conheça a seguir os principais tipos de horta que existem:
Tipos de horta existentes
Horta tradicional
A horta tradicional é aquela na qual são plantados vários tipos de hortaliças. É preciso todo um cuidado com o solo, com a adubação e com a rega. Geralmente é praticado por pessoas que vivem disso e revendem os produtos que são colhidos. Este tipo de horta faz uso de produtos químicos durante o plantio.
Horta doméstica
A horta doméstica é cultivada dentro de casa, no fundo do quintal ou até mesmo em vasos. É comum em pequenos espaços e pode inclusive aproveitar a ideia da horta vertical. Geralmente são cultivadas hortaliças comuns ao dia a dia — como a alface e o tomate ou até mesmo temperos para os alimentos.
Mini horta
A mini horta é interessante para quem não tem muito tempo para ficar cuidando de suas plantas e vive em um espaço muito pequeno, como é o caso dos apartamentos. A ideia é plantar uma hortaliça dentro de um vaso e mantê-la na varanda ou na janela para que possa pegar sol. É interessante para sempre ter em casa alfaces, tomates e outras hortaliças.
Horta orgânica
Esse tipo de horta é semelhante à horta convencional, geralmente feita por pequenos produtores. A diferença é que, ao longo do processo de plantio, em nenhum momento é utilizado algum produto industrializado, como herbicidas ou adubos industriais. A ideia é entregar um produto o mais natural possível. Este tipo de horta vem ganhando espaço, já que cada vez mais as pessoas preferem os alimentos sem o uso de produtos químicos em seu cultivo.
Horta suspensa
A horta suspensa é interessante para quem deseja ter sua própria horta em casa, mas não pode ou não quer ter que ficar se abaixando para cuidar dela. Isso porque todo o plantio é feito na altura dos braços, de maneira suspensa e longe do solo.