A busca por alimentos naturais, que não utilizam produtos químicos em sua produção, tem aumentado cada vez mais pela população. Nesse contexto, muitas pessoas vêm dando preferência para hortaliças orgânicas e hortas hidropônicas — que vêm ganhando espaço especialmente por conta de sua beleza.
Apesar de ambas envolverem uma produção diferenciada da horta tradicional, agricultura orgânica e agricultura hidropônica são processos diferentes. Entenda melhor o que é e como funciona cada uma dessas técnicas a seguir:
Agricultura orgânica e hidropônica: o que são?
O que é agricultura orgânica?
A chamada agricultura orgânica é aquela cultivada por meio de uma horta tradicional. Neste método, é feito o plantio de hortaliças ou frutas no solo, sem que nenhum produto químico seja utilizado para adubar ou para combater pragas: tudo é feito de forma natural e há o uso do solo, que filtra nutrientes e impurezas deixando o alimento o mais natural possível.
Esse tipo de produção não agride o ambiente e contribui para a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo — não apenas do consumidor que está adquirindo um alimento mais saudável, mas também do agricultor responsável pelo cultivo, que não fica exposto a produtos químicos.
O que é agricultura hidropônica?
Na agricultura hidropônica, as plantas são cultivadas sem o uso do solo, sendo suspensas em uma mistura de água com outros nutrientes. Isso significa que o processo de produção não é natural e utiliza produtos químicos para o crescimento da planta.
A ideia desse tipo de agricultura é proporcionar o ambiente ideal para o cultivo de determinada hortaliça ou fruta sem que necessariamente seja sua época de cultivo. As plantas são plantadas e cuidadas em uma estufa, recebem agrotóxicos, necessitam de fertilizantes e são mais suscetíveis ao ataque de pragas ou doenças.
Elas ganham o consumidor não pelo fato de serem naturais, mas por sua beleza e pela possibilidade de serem cultivadas em espaços menores onde não uma grande porção de terra à disposição.
Quais as principais diferenças entre as duas técnicas
- A agricultura hidropônica utiliza a água e não o solo, como acontece no caso da agricultura orgânica;
- A agricultura hidropônica exige um espaço menor em relação a orgânica;
- As plantas hidropônicas recebem produtos químicos, enquanto as orgânicas não;
- Plantas orgânicas não possuem excesso de impurezas ou nutrientes, já que o solo faz essa filtragem, já as hidropônicas podem passar por esse problema;
- Plantas orgânicas possuem um certificado que garantem que são mais saudáveis para o consumo;
- Cultivo orgânico melhora a qualidade de vida não apenas do consumidor, mas de todos os envolvidos na cadeia produtiva. Cultivo hidropônico tem foco apenas no consumidor final.