Ter uma horta em casa é uma excelente maneira de cultivar um espaço pessoal, em que seus alimentos preferidos crescem de maneira econômica, sustentável e saudável — uma combinação perfeita. Descubra como fazer isso a seguir:
Horta para iniciantes: por onde começar?
Escolha o espaço
Para ter uma horta, não é necessário um espaço muito grande: o mais importante é que ele seja bem localizado em relação ao sol. Existem algumas opções de cultivo que conseguem sobreviver ao sombreamento constante (como espinafre, manjericão e rabanete), mas a maioria das hortícolas precisa de bastante exposição ao sol. O ideal é posicionar a horta em um lugar que receba o sol poente ou nascente, de modo que haja por volta de cinco a seis horas diárias de sol sobre ela.
Delimite e divida o espaço
O espaço da horta pode ser grande ou pequeno, mas deve ser bem delimitado. Seja no quintal, na varanda ou qualquer que tenha sido o local escolhido, é muito mais difícil cuidar da horta se ela estiver apenas “jogada” em um ambiente. Além disso, é preciso dividir alguns espaços para facilitar a manutenção e organização.
Reserve uma zona para as sementeiras, e tenha cuidado com as mudas misturadas: algumas podem funcionar, mas outras possuem raízes invasoras e devem ficar sozinhas (é o caso da salsinha e da hortelã). Por isso, você pode precisar de um espaço maior ou menor, dependendo do cultivo.
Tenha as ferramentas necessárias
Não dá para cuidar de toda a horta apenas com as mãos. Você provavelmente precisará de uma enxada (mesmo que pequena), de pás para plantio, de tesoura para poda, de faca de colheita e outras. Alguns desses materiais poderão ser mais ou menos utilizados por você, mas outros são inevitáveis, como cesto para colheita, adubo orgânico e, no caso de hortas grandes, um carrinho de mão.
O que plantar na sua horta?
Esta é uma questão que possui resposta bem variável. Você deve plantar o que você consome e o que se adapta bem ao local escolhido. Alguns exemplos são:
Salsinha
Plantada em sementes, pode crescer em qualquer época do ano e precisa de recipientes fundos para o crescimento das raízes. Precisa de adubação e irrigação frequentes.
Cebolinha
Plantada em sementes ou mudas, se dá bem o ano todo, mas tem preferência por climas amenos. O solo deve ser mantido bem irrigado e adubado.
Manjericão
Plantio em sementes, em épocas quentes, pois o manjericão não suporta o frio.
Alface
Plantada em sementes, prefere climas amenos e não se desenvolve bem em altas temperaturas.