IMPACTO DE 2020 COM ADVENTO DO COVID-19 SOBRE A PLASTICULTURA
O Covid-19 foi um divisor de aguas para as atividades em todo mundo, independente do setor; de um modo geral impacto forte negativo em todas atividades movidas pelo dinheiro, excetuando poucas áreas que conseguem lucro durante as crises. Por ser uma crise mundial, ficamos sem ponto de apoio, pois todos os mercados sofrem do mesmo mal.
E no setor de Plasticultura? O que mudou?
Comum ouvir que esse setor não sofrerá perdas porque todos tem que comer de 3 a 4 refeições por dia. Pode ser que sim, mas acredito que também temos que adequar nossos produtos, pensando na Pandemia. Temos que produzir frutos adequados a nova forma de comercialização, visto que os restaurantes estão em grande parte fechados, as famosas churrascarias estão fechadas, o hotéis embora abertos, estão com os respectivos restaurantes fechados. Mas, temos que comer, isso levou ao crescimento abrupto do fast-food via delivery, I-food como exemplo, comercio de marmitas, e todo tipo de comidas entregues em casa, no trabalho, nos hotéis e assim por diante.
Pela ótica do setor hortícola, as perdas foram amenizadas, com criatividade e mudança dos locais de entrega, antes o Ceasa era e ainda é o grande centro de entreposto, mas grande parte dos plasticultores encurtaram o caminho, levando seu produto diretamente para os restaurantes e centros menores de consumo, isso manteve uma certa estabilidade do setor, salvo alguns, que tiveram baixa na demanda, como o caso das folhas, que de certa forma não compõe o mix de marmitas, como exemplo, mas continua sua venda normal dentro dos supermercados.
Pensando no investimento do produtor em época de crise, onde corretamente se avalia com mais critério e mais ponderado pelo futuro incerto, a aplicação dos recursos, na aquisição de ferramentas para sua produção. A Estufa Agrícola é uma ferramenta primordial e indispensável para o sucesso da sua colheita.
Nosso mercado agro não parou, #agronaopara, slogan que defini muito bem nossa situação atual, Pensando nisso, a Tropical Estufas intensificou a produção e instalação do modelo Spanish, estufa 100% galvanizada, cobertura com plástico em manta única, boa área útil com 9,60m de largura e 4,0m de altura, que abriga bem quase todo tipo de plantas; essa estufa, é de fácil montagem e pode ser removida de uma área e reinstalada em outro com certa facilidade. Além do baixo custo de instalação, agrega qualidade e segurança, para que o produtor também não pare, e continue sempre abrigando suas plantas com segurança e tecnologia.
Obrigado.
#AGRONÃOPARATROPICALTAMBÉMNÃO!
Nelson Nardy