Como semear flores: passo a passo

Como semear flores: passo a passo

Os benefícios de cultivar flores em casa são inúmeros: elas trazem beleza para os ambientes e perfumam o entorno de onde estão.

Além disso, há as espécies comestíveis, como a capuchinha e a papoula, e também as que atuam na purificação dos ambientes, como os antúrios.

As flores podem ser plantadas por meio de sementes, bulbos ou mudas. A propagação é diferente para cada tipo de flor, influenciado em um plantio bem sucedido e dentro do período estimado.

Neste post, vamos explicar como semear flores, preparar o solo para recebê-las e falar sobre as particulares de algumas espécies, como os cravos, petúnias e a lavanda.

Boa leitura!

Substrato para sementes

Preparar uma terra saudável é fundamental para o bom desenvolvimento das sementes de flores.

De forma geral, o preparo do solo pode ser feito da seguinte forma: 1/4 de terra comum de jardim, 1/4 de areia ou vermiculita e 2/4 de terra vegetal (composto orgânico). Outra opção é preparar o solo com duas partes de terra vegetal e uma parte de esterco.

Algumas espécies possuem diferentes necessidades em relação ao solo para a germinação, por isso, verifique as indicações do fabricante no verso da embalagem de sementes.

Indicação de profundidade

Outra informação importante que deve ser levada em conta é a indicação de profundidade em que a semente deve ser colocada.

Se muito distantes do topo, podem não receber a luz necessária para se desenvolver; e se muito acima, podem se perder com o vento, com regas e até mesmo “queimar” com o sol direto.

Distância entre sementes

Um fator muito importante ao semear flores ou até mesmo hortaliças é a atenção com o espaçamento entre as sementes que são depositadas no solo.

Se ficarem muito próximas, ou umas sobre as outras, podem competir por espaço e não ter um desenvolvimento saudável.

Regas

As regas devem constantes, porém feitas com zelo: o excesso de água é bastante prejudicial para a germinação, sobretudo se as sementes ficarem encharcadas.

Utilize um borrifador para fazer as primeiras regas, seja na sementeira ou no próprio vaso.

Onde plantar?

Quando as sementes se transformarem em mudas e estiverem firmes e saudáveis, é hora de fazer o transplante para o local escolhido. Pode ser um vaso médio, jardineira, floreira de edifício ou direto no jardim.

Atente-se para que o novo espaço também tenha uma boa capacidade de drenagem (se for um vaso) e tenha um solo bem preparado.

As lavandas, por exemplo, podem ser cultivadas em vaso e plantadas a partir de mudas ou sementes. No entanto, como elas crescem bem livremente, quanto maior for o espaço, maior será o tamanho da planta.

Quais flores semear?

A escolha das flores varia de acordo com o mês e a região em que você está. Geralmente nas embalagens das sementes há a indicação do período ideal de plantio para cada estado brasileiro, com base nas características do clima local.

O plantio de algumas flores pode ser feito durante todo o ano, mas depende das condições do solo, temperatura ambiente, incidência de luz, sazonalidade e qualidade da semente.

Você pode escolher as espécies de flores que você mais gosta e adquirir sementes de diferentes tonalidades e tamanhos para compor seu jardim ou floreira.

Confira, a seguir, algumas dicas de flores que se desenvolvem bem em diferentes locais do Brasil!

Onze-horas

Conhecida por “abrir” complementarmente no horário que dá seu nome popular, a onze-horas é tão popular nos jardins quanto os cravos. A flor se adapta bem em todos os espaços, dos grandes jardins às floreiras pequenas.

Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a semeadura é indicada nos meses de abril, maio e junho. Já na região Sul e nos estados de São Paulo e Minas Gerais, de agosto a fevereiro.

O plantio deve ser feito em um local que receba sol, ainda que parcial.

Semear cravos

O cravo é uma flor extremamente popular nos jardins. Disponível em diferentes tonalidades, como branco, amarelo, vermelho e rosa, eles são ótimas opções para plantio por sementes. A melhor época para iniciar o cultivo é o verão.

A espécie se desenvolve melhor em locais ensolarados e abertos, mas não necessita de muita luminosidade para germinar. E atenção: as regas devem ser feitas pela manhã!

Semear petúnias

O plantio indicado para as petúnias é o feito em sementeira, distribuindo 4 ou 5 sementes por célula com a profundidade de 0,5 (meio) centímetro. As regas devem ser feitas no início ou final do dia.

A petúnia, assim o amor-perfeito, floresce uma vez ao ano. A recomendação de plantio para a região Sul é de agosto a março; para São Paulo e Minas Gerais de abril a setembro e nas demais regiões do país nos meses de maio, junho e julho.

Semear lavanda

O solo para plantio de lavanda deve ser rico em matéria orgânica. Por serem sementes que apresentam certa dificuldade para germinação, recomenda-se colocá-las na geladeira durante 7 dias antes de semear.

A planta exige sol pleno para crescer saudável e regas diárias, de preferência na parte da manhã.

Ao semear lavanda, assim como outras flores, evite impreterivelmente os períodos de geada, pois o clima compromete a produção.

Semear zínia

A maioria das flores pode também pode ser adquirida em mudas. Porém, com a zínias, é mais comum propagá-las por sementes, colocadas diretamente no local definitivo. Isso acontece porque, comumente, elas não são muito resistentes ao transplante.

Para o plantio de zínia por sementes, vale as regras mais comuns: semear com 0,5 centímetro de profundidade e fazer regas moderadas pela manhã.

Pequeno calendário de plantio de flores

  • Janeiro: begônias lírio e girassol
  • Fevereiro: crisântemos, verbenas e mosquitinho branco
  • Março: boca-de-leão e rainha margarida
  • Abril: beijinho e cravina
  • Maio: calêndula e cravina
  • Junho: capuchinha e dália
  • Julho: gerânio e petúnia
  • Agosto: gérbera e margarida africana
  • Setembro: petúnia e amor-perfeito
  • Outubro: crista-de-galo, lírio e açucena
  • Novembro: amor-perfeito e tagetes
  • Dezembro: gerânio, calanchoê e bico-de-papagaio