Áreas de lazer com piscina ficam ainda mais lindas quando há presença de plantas!
Árvores, arvoretas, arbustos, folhagens, flores e até cactáceas podem ser incluídas na decoração de ambientes externos. Há inúmeras formas de deixar o espaço mais vivo, aconchegante e com sensação de frescor.
Confira, abaixo, uma lista de plantas indicadas para compor o paisagismo ao redor da piscina, escolha suas favoritas e mãos à terra!
Paisagismo ao redor da piscina
1) Pesquise sobre o tamanho das raízes das plantas escolhidas. Caso seja uma árvore, observe bem a distância entre a piscina antes do plantio;
2) Lembre-se que a queda de folhas ou flores pode entupir o filtro da piscina ou demandar limpezas constantes, portanto, planeje a distância ou escolha opções de plantas que não tem quedas frequentes;
3) Se não há grama no entorno da piscina, cultive em vasos! Aposte nos modelos altos e cônicos para o plantio de variedades maiores, como palmeiras e arbustos;
Já os vasos menores podem acomodar plantas ornamentais, como o buxinho, muito presente no paisagismo em locais com piscina e ou flores, como rosas do deserto, lírios e íris;
4) Paredes verdes são ótimas opções para áreas de lazer com piscina!
Para este tipo de ornamentação, aposte nas plantas pendentes de baixa manutenção, como, por exemplo, heras, jiboias, chifre-de-veado e samambaias;
Atente-se para o sistema de irrigação das plantas e veja opções para impermeabilizar a estrutura.
Outra opção é utilizar vasos autoirrigáveis de parede e montar um jardim vertical com folhagens ou flores.
5) Escolha um estilo para a área externa!
Um dos tipos de jardins mais conhecidos é o tropical, que agrega plantas como orquídeas, palmeiras e folhagens de verde exuberante, como o lírio da paz e a costela-de-adão;
6) As plantas trepadeiras são ótimas opções para áreas grandes com piscina protegidas por muros ou cercas. Há opções para todos os gostos: a hera e a amarelinha, por exemplo, exigem pouca manutenção e demandam poucos cuidados no dia a dia.
Se a ideia é deixar o local mais bonito, escolha trepadeiras que dão flores, como a ipoméia rubra e a lanterninha-japonesa.
7) Para garantir mais privacidade no espaço, utilize as plantas como cerca viva. O pingo-de-ouro, viburno e fotínia funcionam bem para este fim.
1) Palmeiras
As palmeiras são bastante utilizadas para projetos paisagísticos!
Com diferentes tamanhos, que dependem da espécie, essas plantas podem ser cultivadas nos canteiros ou em vasos.
A vantagem do cultivo é a baixa manutenção com a limpeza de folhas, já que as quedas são menos frequentes quando comparadas à frutíferas e alguns arbustos. Além disso, as podas não costumam ser tão frequentes.
Confira 3 opções de palmeiras para cultivar no entorno de piscinas:
2) Buxinho
O buxinho é um arbusto que pode ser usado como cerca-viva ou para compor desenhos em canteiros de jardim.
As folhas são bem resistentes, porém, o crescimento é relativamente lento na comparação com outros arbustos. A vantagem do cultivo é que exige pouca manutenção e pode ser cultivado tanto à sol pleno ou à meia-sombra.
3) Jasmim-manga
A jasmim-manga combina beleza, cor e perfume e, por isso, acaba sendo uma espécie bastante interessante para integrar a decoração do entorno da piscina.
As folhas são grandes e largas, o que facilita a limpeza no período de queda, durante o outono e o inverno.
As flores apresentam diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho e o aroma, bastante característico, lembra as flores do jasmim.
4) Helicônia
Também conhecida como “caeté” ou “bananeira do mato”, a helicônia apresenta folhas parecidas com as da bananeira, que atingem até três metros de altura. É uma planta resistente e ideal para o cultivo em jardins de estilo tropical.
A característica marcante da planta são as hastes coloridas nas cores vermelho e amarelo em tom vibrante.
5) Árvore-do-viajante
A árvore-do-viajante é uma planta escultural e ornamental. As folhas são longas, sustentadas por talos fortes dispostos de maneira que lembram um leque.
O nome popular “árvore-do-viajante” foi dado devido a capacidade da planta de acumular água em seus talos, servindo assim para matar a sede de viajantes.
6) Dragoeiro
O dragoeiro é muito utilizado em ornamentação e paisagismo de áreas com piscinas, em canteiros ou vasos.
Nativa das Ilhas Canárias, a planta pode atingir centenas de anos de idade. Seu crescimento, porém, apresenta ritmo extremamente lento.
Além de precisar de pouca manutenção, o dragoeiro é tolerante à secas e as regas não precisam ser tão frequentes.
Paisagismo e piscinas pequenas
Uma dica certeira para quem busca ideias simples para o paisagismo ao redor de piscinas pequenas é apostar no cultivo em vasos.
Há várias palmeiras que se adaptam bem nestas condições. E, dependendo do estilo do jardim, vale apostar até nos cactos, como o Danilo Jovê fez!
Ver essa foto no Instagram
Veja outras dicas: