A árvore Moringa (Moringa oleífera) tornou-se muito conhecida por conta de seus incontáveis benefícios à saúde.
Alguns deles são:
• Controle da diabetes
• Auxílio no emagrecimento
• Fortalecimento do sistema imunológico
• Disposição para o dia a dia
É uma hortaliça arbórea originária da Índia, atualmente encontrada em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil, ela é muito cultivada no estado do Maranhão como planta ornamental.
Sua versatilidade possibilita uso na alimentação humana; na produção de feno; como erva medicinal; na recuperação de solos; na ração para animais e até mesmo na purificação de água.
A moringa adapta-se em regiões com temperatura média entre 25 e 35 °C, é tolerante até 48 °C e também a leves geadas.
Como plantar moringa?
A melhor época para o plantio da moringa é no início da estação chuvosa (entre setembro e outubro). Em períodos secos, é ideal que sejam transplantadas para locais parcialmente sombreados.
Clique aqui e veja as mudas de moringas disponíveis em nosso site.
Irrigação e florada
A irrigação diária também é fundamental para favorecer o desenvolvimento.
Algo muito bacana é que essa espécie não precisa de altas taxas de nutrientes. No entanto, é recomendada uma análise de solo para verificar a fertilidade. É importante saber que a condução varia conforme a finalidade desejada.
Se sua intenção é aumentar a produção de folhas, flores, frutos, favas e sementes, é recomendado podar, no mínimo, 4 vezes antes da primeira florada. Essa florada ocorre aproximadamente 6 meses após o plantio.
Essa técnica de podas também é realizada para formar a estrutura da planta, facilitando assim a colheita das favas.
Plantio em vasos
Para plantar a muda, seja em solo ou vaso, é necessário colocá-la até 15cm abaixo da terra.
Faça uma cova com a profundidade citada, encaixe a muda e cubra as laterais com solo, sempre afofando levemente com as mãos. Em poucos dias a planta começará a formar raízes.
Os dez primeiros dias pedem bastante água, por isso, é necessário realizar regas contínuas nesse período. Dependendo do clima de sua região, até mesmo duas vezes ao dia. Passado esse período, mantenha a planta somente umedecida.
Ambiente
A moringa deve ser plantada em um local com bastante luminosidade. De preferência com luz direta do sol.
A espécie aprecia esse contato, sendo ele necessário para um bom desenvolvimento.
Caso realize o plantio em vasos (a partir de 20 litros) procure posicioná-lo em locais ensolarados, onde a planta possa se beneficiar desse contato.
Benefícios
Além dos benefícios citados no início da matéria, a moringa apresenta outras qualidades satisfatórias que a tornam uma planta muito apreciada e procurada.
A planta possui propriedades:
• Antiespasmódicas
• Diuréticas
• Anti-inflamatórias
• Antipiréticas (que combatem a febre)
• Antiepilétocas
• Antiúlceras
• Antihipertensivas
• Redutoras do colesterol
• Antioxidantes
• Antibacterianas
Parece até mentira, né? Mas a Moringa é realmente cheia de benefícios para a saúde. As folhas de moringa são utilizadas no preparo de chá. Elas são compostas por um antioxidante chamado ácido clorogênico.
A moringa apresenta ainda duas vezes mais proteínas que o iogurte, quatro vezes mais vitamina A que as cenouras, mais potássio que as bananas, e até mesmo mais ferro do que o espinafre.
Entre 1997 a 1998, médicos e enfermeiras do Senegal aprenderam a secar as folhas de moringa e transformá-las em pó, conservando assim seus nutrientes.
Demais, né? Gostou de conhecer mais sobre essa espécie tão benéfica? Então que tal tê-la aí em sua casa? Você encontra a moringa para venda em nosso site clicando aqui. Bom plantio!