Kokedama é o nome dado a uma técnica de origem japonesa que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila, sendo desnecessário o plantio em vaso.
O uso na decoração é amplo: pode ficar sobre centros de mesa, aparadores, estantes ou pendurados em estruturas verticais, cercas e paredes.
Neste artigo explicamos o passo a passo para fazer kokedama para plantas e decorar sua casa com muito mais estilo. Mãos à terra!
Plantio em kokedama
O primeiro passo é escolher a planta! Veja algumas espécies que se adaptam bem à técnica e escolha sua favorita:
Materiais
Como preparar o kokedama
Primeiramente, escolha a planta e retire o máximo de terra das raízes, mas com cuidado para não danificá-la.
Em seguida, faça uma mistura de substrato para plantas e húmus de minhoca. Vá adicionando água aos poucos até virar uma massa.
Molde essa mistura até atingir o formato de uma bola. Essa massa precisa ficar firme, pois é ela que envolve as raízes e as mantém estáveis quando são penduradas em estruturas suspensas.
Faça um buraco no centro da bola utilizando o polegar. Então, encaixe a planta com as raízes limpas nesse espaço. Cubra o restante do espaço buraco com terra ou substrato.
O próximo passo é cobrir toda a bola com musgo verde, sempre fazendo uma leve pressão para fixá-lo. Depois de fazer a cobertura completa, enrole a bola com o cordel de linha, passando a linha por todos os lados da bola, antes de dar um nó.
Por último, utilize um borrifador para espirrar água por todo o musgo. Se preferir, você pode acrescentar um longo pedaço de nylon ou arame para pendurar o kokedama em um suporte.
Kokedama: como regar
Os cuidados são bem simples. Para regas, por exemplo, basta utilizar a técnica de imersão, enchendo um recipiente com água e mergulhando somente a esfera com musgo.
Como usar na decoração
Você pode utilizar a kokedama na sala, escritório, cozinha, varanda de apartamentos e em ambientes externos, como jardim de inverno, espaços com pergolado e áreas de lazer.
A única preocupação deve ser em relação às condições de luminosidade do ambiente, que precisam ser adequadas à espécie cultivada. Assim, as plantinhas não são prejudicadas pela falta ou excesso de luz e sol.
Cuidados
Agora que você já aprendeu como fazer kokedama para as plantas, escolha suas espécies favoritas e mãos à terra!