Alguma vez você já ouviu falarem sobre PANC’s?
O nome diferente gera curiosidade mas o significado dele não é tão complicado quanto parece.
O conceito de PANC
PANC’s são Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Esse termo surgiu em 2004, pelo pesquisador Valdely Kinupp, em sua tese de doutorado.
De lá pra cá, muitos trabalhos a respeito das espécies são desenvolvidos e o assunto vem ganhando um destaque cada vez maior.
O termo PANC é extremamente abrangente mas o critério para uma planta ser considerada uma panc é bem simples: Ser comestível, não ser cultivada em escala comercial, não ser consumida com frequência pela população num geral e não ser comercializada.
As PANC’s fazem a cabeça dos chefs, que transformar algumas dessas espécies em verdadeiras obras de arte nos pratos.
Onde são encontradas?
Essas plantas são encontradas facilmente nos mais diversos ambientes mas a maioria das pessoas não possuem conhecimento da sua função alimentar.
Muitas delas, são inclusive, consideradas matos espontâneos ou daninhas. E por isso são retiradas sem qualquer utilização posterior.
Quando descartamos uma PANC, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com alto valor nutricional pela simples falta de informação.
É interessante saber que nem sempre foi assim. Muitas das PANC’s eram constantemente consumidas antigamente, mas com a evolução dos grandes centros e a falta de contato com a natureza cada vez maior, esses alimentos começaram a ser esquecidos.
Alguns estudos apontam que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. É de deixar qualquer um surpreso, não?!
Em nosso país, há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada quando o assunto é Panc’s. Estima-se que tenhamos por aqui em torno de dez mil plantas com potencial para uso alimentício.
Uma prova de que as coisas mudam rapidamente é que, para se ter ideia, a rúcula que muito consumimos hoje, era considera uma erva daninha há não muito tempo.
São consideradas como PANCS’s também, as plantas que são subaproveitadas. Como por exemplo a bananeira. Além dos frutos, os mangarás dela (corações ou umbigos) podem ser aproveitados, mas acabam sendo desperdiçados.
Incluir PANC’S na alimentação é uma forma saudável de comer bem. Elas podem ser preparadas em diversos tipos de receitas e agregam muito valor nutricional aos pratos.
Quer conhecer mais sobre elas? Temos um conteúdo aqui no blog apresentando algumas espécies e falando um pouco mais sobre essas curiosas plantas.
Confira clicando aqui!