As borboletas são de extrema importância para manter o equilíbrio da natureza. E assim como as abelhas, as lindas borboletas também possuem a capacidade de agir como polinizadoras.
Além disso, elas enfeitam nossos jardins trazendo cores e deixando tudo ainda mais lindo e especial.
Sendo assim, como fazer para convidá-las para dançarem pelo seu jardim?
Confira 5 dicas bem simples!
1.
Tenha sempre em seu jardim plantas hospedeiras e com néctar. As plantas hospedeiras servem para abrigar os ovos e casulos das lagartas. Já as com néctar ajudam a fornecer o alimento que as borboletas precisam.
Sugestões desses tipos de plantas: laranjeiras, couve, bromélias, barba-de-barata, maracujá.
2.
Pesquise quais espécies de borboletas são mais fáceis de serem encontradas em sua região e veja quais são as plantas que essas borboletas mais gostam.
A melhor opção é sempre optar por espécies nativas para o bom equilíbrio da biodiversidade.
3.
Crie espaços com água que sirvam como refúgio para as borboletas descansarem.
Fontes de pequeno porte são ótimas opções. Mas é muito importante lembrar de nunca deixar a água parada para evitar a proliferação de mosquitos.
Esses espaços com água devem ser criados abrigados do vento preferencialmente.
4.
Opte por ter em seu quintal ou jardim plantas comestíveis. Legumes, ervas e frutíferas servem como alimentos não só para nós humanos, mas também para as delicadas borboletas.
5.
Priorize sempre o cultivo orgânico. Pesticidas e agrotóxicos afastam as borboletas e podem até mesmo matá-las. Não só elas, mas também outros insetos benéficos que muitas vezes são atraídos ao jardim.
O cultivo orgânico faz bem não só a saúde mas também ao meio ambiente.