Elas são lindas, populares, muito utilizadas como ornamento de jardins e varandas e são a cara do verão. Estamos falando das bromélias! Essas lindas plantas se adaptam a diversos espaços externos e internos e trazem alegria ao ambiente, deixando tudo com um astral impecável.
As bromélias são plantas tropicais e muito populares no Brasil, afinal elas apreciam ambientes com temperaturas entre 15 e 25 graus. São facilmente encontradas na Mata Atlântica, Floresta Amazônica e em campos de altitude. Não é difícil encontrá-las também em alguns locais da África.
Regas
É importante que as raízes da bromélia estejam sempre úmidas, mas de forma moderada. Isso garantirá a beleza de sua planta. O correto é molhar as folhas para manter o espaço central da planta com água.
Nos dias mais quentes, o ideal é borrifar água nas folhas. Plantas de folhas macias gostam bastante de ambientes úmidos.
Luminosidade
A grande maioria das bromélias apreciam claridade. É possível verificar se as flores precisam de luz, e para isso você terá que verificar a coloração das folhas.
As folhas escuras ou com cores gastas e enfraquecidas significam que a planta precisa de luminosidade para o bom desenvolvimento.
Adubação
A adubação das bromélias exige alguns cuidados especiais e critérios, pois, por se tratar de plantas sensíveis, absorvem os nutrientes facilmente. Por isso é necessário que o adubo seja de boa qualidade e que a adubação seja feita semanalmente durante os meses de maior intensidade de calor e luz. Na grande maioria das vezes, no verão.
É possível encontrar adubos específicos para bromélias. Eles garantem um melhor desenvolvimento.
A respeito da temperatura, as bromélias apreciam índices de umidade associados a locais ventilados. No entanto, alguns tipos de bromélias devem ficar bem distante de temperaturas altas.
Pragas e doenças
É preciso saber que as bromélias são plantas sensíveis a inseticidas e fungicidas, então, caso atraia pragas, doenças ou fungos, faz-se necessário tomar muito cuidado para combater.
A solução de fumo diluída em água é a maneira ideal e recomendada para esses problemas. No combate aos fungos, utilize sempre uma esponja umedecida no sabão de coco dissolvido em água.
Por serem plantas sensíveis, é preciso evitar que as bromélias fiquem em locais poluídos.
Floração
A floração da bromélia ocorre uma vez durante todo seu tempo de vida, em seu estado adulto. Após isso, emitem filhotes (brotos) em suas laterais e terminam o ciclo.
As flores aparecem em diferentes idades e sempre de acordo com cada espécie. Nem sempre uma bromélia deixa de florescer por falta ou excesso de luminosidade. A mudança brusca de ambiente e alguns fatores ambientais também acabam afetando significativamente a saúde da flor.
Ficou empolgado para iniciar o cultivo dessa encantadora espécie? Então, mãos à terra e bom plantio! 💚