A “sweet sapphire” (safira doce, na tradução do inglês) está ficando cada vez mais conhecida como uva dedo-de-moça por ser alongada como a pimenta de mesmo nome -, é uma variedade sem sementes.
Originária da Califórnia (EUA), é produzida no país em Petrolina (PE), pela fazenda Labrunier, do Grupo JD, que a distrbui para redes de supermercados, como Walmart e Carrefour, e para fornecedores da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), além de exportá-la para a Inglaterra.
Além do formato, a espécie se destaca por não possuir sementes e ser muito doce.
A variedade pode ser encontrada com mais facilidade em bairros nobres de São Paulo e Rio de Janeiro, e em capitais das regiões Nordeste e Sul.
A uva passou a ter produção comercial em 2014 e agora chega aos consumidores em maior quantidade.
Mas o volume de produção ainda é pequeno, quando comparado ao de variedades mais conhecidas. São cerca de 400 toneladas por ano, metade destinada à exportação.
De acordo com Daniel Watanabe, diretor comercial da Labrunier, a “sweet sapphire” ocupa 15 dos 882 hectares de plantios da empresa, especializada na produção de uvas sem sementes.
A uva thompson, uma variedade mais conhecida, em comparação, é plantada em 100 hectares, com colheita de 2.000 toneladas.
A uva é vendida a estabelecimentos de menor porte e a comerciantes do Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão.
A produção da “sweet sapphire” acontece de maio a novembro, mas pode ser encontrada no mercado ao longo do dezembro.
Fonte – Vino Emporium