A Embrapa Instrumentação desenvolveu uma alternativa econômica e eficaz de irrigação por gotejamento que é ideal para pequenos produtores e jardineiros. O irrigador feito com materiais como garrafas plásticas, vidros e outros recipientes recicláveis foi desenvolvido por Washington Luiz de Barros Melo, pesquisador da instituição. O mecanismo funciona de forma automática e não usa energia elétrica, dependendo apenas da luz solar.
Material necessário
4 garrafas – sendo uma de material rígido e pintada de preto.
2 sifões.
Tubos de soro hospitalar ou capas de fios elétricos (retirar os fios de cobre de dentro).
Material para usar como suporte.
Material para vedar as garrafas.
Como o sistema funciona
A garrafa pintada de preto é colocada em cima de outra garrafa com água (veja na imagem à esquerda). Ao receber o calor da luz solar, o ar no interior da garrafa preta expande e empurra a água do recipiente de baixo. Essa ação faz a água sair pela mangueira e iniciar a irrigação por gotejamento.
Para que o irrigador funcione perfeitamente, também é necessário que outras duas garrafas funcionem como reservatórios de água. Uma delas também deve ser de material firme e fica emborcada para abastecer o recipiente do gotejamento. O outro deve ser o maior recipiente do sistema e vai armazenar o maior volume e água.
É importante que as três primeiras garrafas estejam totalmente vedadas para não comprometer o funcionamento do irrigador. De acordo com informações divulgadas pela Embrapa, a intensidade do gotejamento pode ser regulada por meio da altura do gotejador. Também existe a possibilidade de acrescentar insumos na água do reservatório para incrementar a irrigação.
Fonte – SF Agro