Camomila é um dos nomes dados a diversas plantas que possuem flores parecidas com pequenas margaridas. Duas espécies se destacam por serem as mais cultivadas: a camomila alemã (Matricaria chamomilla) e a camomila romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis).
Camomila verdadeira X camomila falsa
Ambas são chamadas de “verdadeira camomila” e “falsa camomila”, variando conforme a região qual é conhecida como verdadeira e qual é conhecida como falsa.
As flores são usadas para diversos fins medicinais e para fazer chás. As folhas ou seus óleos essenciais são usados na preparação de algumas bebidas alcoólicas (licores, vinhos e cervejas), doces (balas, gomas de mascar, sorvetes, etc.) e em vários produtos de higiene e beleza (shampoos, sabonetes, pastas de dente, etc.).
Ambas espécies são cultivadas também como plantas ornamentais em jardins.
A camomila alemã é a mais cultivada, sendo a mais apreciada como chá por seu sabor que é mais doce que o da camomila romana, sendo o desta mais amargo.
Camomila alemã X camomila romana
A camomila alemã pode chegar a 1 metro de altura, sendo mais ereta que a camomila romana, que apresenta um hábito mais rastejante, atingindo cerca de 25 cm de altura.
Os folíolos – segmentos das folhas – da camomila romana são mais achatados e mais espessos que os da camomila alemã; suas inflorescências são solitárias e terminais, ao passo que as inflorescências da camomila alemã surgem em cachos (corimbos).
Além disso, o receptáculo da inflorescência da camomila alemã é geralmente oco enquanto o da camomila romana é sólido.
Como plantar camomila?
O solo deve ser, preferencialmente bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 6,8. No entanto, a camomila pode crescer bem em diversos tipos de solo, incluindo solos pouco férteis, desde que não sejam muito ácidos.
A camomila alemã é propagada a partir de sementes. A camomila romana pode ser propagada por sementes ou por divisão de plantas bem desenvolvidas.
As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estas possuírem de 2,5 a 5 cm de altura. Semeie a uma profundidade máxima de 0,5 (meio) centímetro ou apenas pressione levemente as sementes no solo. A germinação leva normalmente uma ou duas semanas.
O espaçamento pode ser de 30 a 45 cm entre as plantas. Ambas as espécies também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras grandes.
Clima
A camomila se desenvolve melhor em clima ameno, com temperaturas abaixo de 20°C. Embora possa ser cultivada em temperaturas mais altas, a planta tende a florescer precocemente nestas condições, especialmente se houver baixa umidade.
Luminosidade
O ideal é cultivar com luz solar direta, mas você também pode plantar camomila em ambientes de sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que permaneça encharcado.
Colheita da camomila
A colheita da camomila ocorre entre o 3º e o 4º mês após o plantio. As inflorescências devem ser colhidas assim que abrirem completamente. Flores mais velhas, que estão escurecendo ou estão com pétalas brancas voltadas para baixo, têm menos sabor e aroma.
As inflorescências colhidas precisam estar secas para serem armazenadas. Colha as flores sem as hastes e deixe-as por vários dias em local seco e bem ventilado, até ficarem completamente secas.
Gostou de aprender a plantar camomila? Aqui no nosso blog você encontra vários artigos explicando o passo a passo para cultivar dezenas de hortaliças, ervas e temperos, além de materiais exclusivos!