O pulgão é um inseto de pequeno porte, de corpo mole e sem asas, que geralmente são encontrados em grande quantidade sugando a seiva de uma grande variedade de culturas. Essa praga é bem comum em hortaliças (alface, repolho, couve, brócolis) e na fruticultura.
Segundo o engenheiro florestal da Gerência de Agroecologia da Emater-DF, Juliano de Oliveira, é possível fazer um controle alternativo em pequenos locais, sem o uso de químicos.
O extrato de pimenta do reino ou malagueta, com alho e sabão é uma maneira eficiente para o combate ao pulgão. A cada cinco ou sete dias, essa composição deve ser pulverizada nas plantas, antes das 10h ou após às 15h.
A receita usa 100 gramas de pimenta, 2 litros de álcool comum, 100 gramas de alho e 50 gramas de sabão neutro ou 100 ml de sabão neutro líquido.
O preparo é realizado da seguinte maneira:
Pegue dois potes de vidro e coloque 500 ml de álcool em cada um. No primeiro pote, coloque a pimenta malagueta ou pimenta do reino. No segundo pote, coloque o alho. Deixe curtir por aproximadamente uma semana.
Após esse período, misture as substâncias dos dois potes, totalizando 1 litro de extrato de pimenta.
No momento da pulverização, adicione mais 50 ml de álcool e 50 ml de sabão neutro. Em seguida, pulverize a solução nas áreas contaminadas pelo pulgão.
Passe a observar atentamente se o desaparecimento da praga está ocorrendo e passe a pulverizar semanalmente ou quinzenalmente até o total desaparecimento.
Este produto é autorizado para agricultura orgânica e seu efeito é repelente, mas também mata a praga.
É importante lembrar de coar a solução para não entupir o bico da bomba de aplicação e não pulverizar essa calda nos horários mais quentes do dia.
Baseado em CicloVivo